A partir desta quarta-feira Irineópolis passa a contar com a coleta seletiva do lixo. Junto com o início deste serviço também serão realizadas campanhas educativas e mobilização do comércio local, a fim de incentivar a comunidade a realizar a separação de materiais recicláveis dos resíduos recolhidos durante a coleta convencional.
A coleta seletiva acontecerá todas as quartas-feiras no centro e também nos bairros de Irineópolis. Neste dia os cidadãos poderão descartar materiais como papel, papelão, plástico, embalagens de vidro (inteiras), além de alumínio e latas. É necessário que estes materiais estejam limpos, para que possam ter melhor aproveitamento pelas equipes da Unidade de Triagem e Compostagem (UTC).
O prefeito em exercício, Luiz Carlos Pazdziora, destaca que esta é uma medida necessária para a preservação do meio ambiente. “A vala para onde vão os materiais que não podem ser reciclados está enchendo muito rapidamente, isso porque itens como plástico e embalagens diversas, muitas vezes chegam misturados com o lixo orgânico e não podem ser aproveitados para a reciclagem. O descarte correto fará toda a diferença”, comenta. Para Pazdziora é necessário ainda a sensibilização da comunidade sobre a importância das ações desenvolvidas pelas equipes da Unidade de Triagem e Compostagem. “Esses trabalhadores são verdadeiros heróis que estão diariamente cuidando de nossa cidade para as futuras gerações, dando o destino correto para o lixo que todos nós descartamos”, enfatiza o prefeito em exercício.
MOBILIZAÇÃO DO COMÉRCIO LOCAL
Na tarde de quinta-feira, 24, empresários e representantes de instituições financeiras que atendem a população de Irineópolis participaram de reunião com o prefeito em exercício, com o secretário de administração, Lademir Arcari e com o responsável pelo departamento de urbanismo, Laudair Moreira. O encontro teve como pauta a realização de campanha para orientar a população e incentivar o descarte correto do lixo.
“Queremos ser parceiros da administração nesta ação”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Ângelo Borges que, assim como os demais participantes, elencou diversas ações que podem ser realizadas em conjunto com o poder público para contribuir com o sucesso do serviço de coleta seletiva e triagem dos materiais. Entre as medidas a serem adotadas para estimular a separação do lixo nas residências é a distribuição de sacolas com cores diferentes para cada categoria de resíduo, como lixo seco, orgânico, fraldas e lixo de banheiro.
Além da coleta convencional e agora da coleta seletiva do Lixo, os cidadãos de Irineópolis também podem contar com o Dia do Descarte, que ocorre na última quinta-feira de cada mês, com a disposição de caçambas em dez pontos do município para recolhimento de lixo eletrônico, além de móveis velhos, sofás, colchões, isopor, espuma, borracha, pneus e eletrodomésticos. O município também disponibiliza gratuitamente caçambas para o recolhimento de entulhos, como terra, tijolos, concreto, blocos, tubos, meio fios, pisos, telhas, azulejos, madeiras, podas de árvores, capim e grama.