A Prefeitura do Rio de Janeiro reabriu o Túnel Zuzu Angel no início da noite de hoje (17), depois que a via foi fechada por ser a contígua ao Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, bloqueado por um desabamento. Os motoristas poderão seguir no sentido São Conrado-Lagoa, por meio de um desvio que levará da saída do túnel para a Rua Marquês de São Vicente, opção de tráfego que estava desativada e foi reaberta unicamente para a situação de hoje.
O tráfego Leblon/Lagoa para São Conrado deverá ser retomado via Avenida Niemeyer, que teve a abertura anunciada para as 18h. No horário marcado, entretanto, garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana ainda trabalhavam na via para retirar a terra que deslizou da encosta do Morro Dois Irmãos e da favela do Vidigal.
A Niemeyer liga o Leblon a São Conrado pela encosta litorânea do Morro Dois Irmãos e funciona como uma alternativa de menor capacidade que os Túneis Acústico e Zuzu Angel, que conectam a Gávea a São Conrado. Essas ligações são importantes para o Rio de Janeiro porque são usadas em deslocamentos do Centro e de todos os bairros da zona sul para Barra da Tijuca e vice-versa.
As duas opções, no entanto, passaram boa parte do dia de hoje fechadas, o que causou um nó no trânsito da região e, em conjunto com a previsão de chuva forte, fizeram com que a cidade decretasse estágio de crise.
Com a rebaertura da Niemeyer, carros e ônibus poderão trafegar apenas no sentido Leblon-São Conrado, mas o prefeito Marcelo Crivella pediu à população que a via só seja usada caso haja uma situação de necessidade.
“A gente faz um pedido para que as pessoas só usem essa alternativa hoje à noite em caso de necessidade. Se puder evitar ou ir pela Linha Amarela é muito melhor para nós todos”, disse o prefeito Marcelo Crivella.
O metrô é a melhor opção para quem precisa utilizar o transporte público entre as zonas oeste e sul, e, para os motoristas, as recomendações são a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, o Alto da Boa Vista e a Linha Amarela. As três vias ligam a região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá à zona norte e ao centro.
Source: Agência Brasil