No dia 02 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorada no mundo todo desde 2008. O objetivo é conscientizar e chamar a atenção da sociedade para a questão do Transtorno do Espectro Autista (TEA). É por isso que a Prefeitura de Canoinhas lançou tema sobre a causa no Facebook. Para utilizar o tema, basta acessar a página do Facebook da prefeitura.
Ações da prefeitura
O Governo de Canoinhas presta apoio para pessoas com espectro autista através de diversas instituições. Na Educação, o Programa de Atenção à Educação Municipal – “Espaço Crescer” e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) fazem trabalho fantástico no atendimento às pessoas com espectro autista. “Na Saúde, em 2020, garantimos o acesso à carteirinha de autista aqui mesmo em Canoinhas e prioridade no atendimento no serviço público. Há 10 anos Canoinhas tem o Programa Psicossocial para Crianças e Adolescentes com médico clínico geral, psiquiatra e psicológa”, lembra o prefeito Beto Passos.
Neste ano, novos projetos estão sendo desenvolvidos também na Secretaria de Assistência Social. Prefeito Beto Passos esteve esta semana com a secretária Zenici Dreher e o presidente da Câmara Gil Baiano para tratar sobre o assunto.
A Secretaria de Assistência Social do Governo de Canoinhas está garantindo o transporte para perícias do INSS fora do município. “E ainda aprovação do projeto e disponibilização de veículos novos MOBSUAS para realização de visitas domiciliares pela Apae e equipes Cras para garantir atendimento e acesso aos demais serviços”, revela Zenici.
A pauta da reunião entre o prefeito Beto Passos, o presidente da Câmara Gil Baiano e a secretária Zenici também contemplou a previsão de recursos da Assistência Social para ampliação das ações e parceria Apae e ACD – entidades socioassistenciais que atendem pessoas com deficiência e que estão devidamente cadastradas no Conselho de Assistência Social.
“Estamos continuando com a identificação dos ambientes com as placas de atendimento prioritário e preferencial e fizemos decoração dos ambientes com as cores da fita quebra-cabeça para sensibilizar as pessoas quanto ao significado deste símbolo”, completa Zenici.
A secretaria também trabalha na fiscalização das ações e serviços pelo Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência e realizou roda de conversa sobre o tema com os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social.
Fonte: Prefeitura Municipal de Canoinhas