Foi lançado na noite desta quarta-feira, 2, o “Bituruna Mais Segura”. Esta é uma ação da Prefeitura de Bituruna que está investindo em segurança pública com a instalação de vídeo monitoramento, incentivo a reativação do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e reafirmando a parceria com a Polícia Militar. O lançamento aconteceu na AABB e reuniu autoridades civis e militares e a sociedade civil organizada.
Estão em funcionamento 25 câmeras em sete pontos do município, que abrangem as entradas e saídas da cidade, acesso aos bairros e o Centro da cidade. “Já temos um bom trabalho sendo feito pela Polícia Civil e Militar e agora contamos com a ajuda da tecnologia nesse monitoramento que visa coibir as ações criminosas em nosso município e auxiliar nas investigações caso seja necessário”, destacou o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho. Também estiveram presentes o vice-prefeito de Bituruna, Rodrigo Marcante, secretários municipais, servidores públicos e vereadores.
Foi assinado o Termo de Cooperação entre o Poder Executivo e a Polícia Militar para realizar o vídeo monitoramento. “Com esta ação, o município está saindo na frente de diversas outras cidades na questão da segurança pública. Quando a comunidade local investe e melhora as condições de trabalho dos policiais, eles trabalham mais motivados”, destacou o Major Renato dos Santos Taborda. Durante o lançamento também foi entregue mais uma viatura para o destacamento em Bituruna.
O major Taborda, junto com o delegado Douglas Possebon e Freitas, assinaram a abertura do edital de reativação do Conseg. Os interessados em concorrer para presidência do conselho ou que desejam participar como membros devem ir até a delegacia de Bituruna e conversar com o Sargento Pedroso para mais informações. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira.
Os comerciantes prestigiaram, comemoraram o lançamento do Bituruna Mais Segura e elogiam a ação da prefeitura, como é o caso de Marcelo Hollen. “Já tivemos dois assaltos à mão armada na lotérica e acreditamos que o vídeo monitoramento vai inibir esse tipo de crime e o efetivo policial também está colaborando conosco nos horários de pico”. Renato Longo, que possui comércio no bairro São Vicente também será beneficiado. “Já fomos prejudicamos por ladrões e agora estou me sentindo mais seguro, estou contente”, relata.