O prefeito de Cruz Machado, Euclides Pasa (Bibi) recebeu em seu gabinete na terça-feira, 25, representantes da Associação Vale do Mate, que está em fase de implementação em nosso município. A associação é cruzmachadense e surgiu através da união e trabalho de pessoas comuns, produtores, ervateiros, comerciantes, enfim, pessoas dos mais diversos setores que buscam a valorização e promoção da erva-mate, aumentando a representividade do município no setor ervateiro nacional e internacional. Promoção da erva-mate, capacitação dos produtores, são alguns dos objetivos da associação que sonha alto.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento (SEAB) no ano de 2017 foram produzidos somente no município de Cruz Machado 89 milhões de quilos de erva-mate. Para 2018, é esperado um crescimento de 10% na produção. Segundo levantamentos, no território cruzmachadense há mais de 3.000 propriedades produtoras de erva-mate que veem na ilexis paraguariensis uma fonte de renda. A qualidade do produto sempre se destaca e atualmente o município é reconhecido como o maior produtor de erva-mate do Brasil.
O objetivo do encontro foi formalizar o nascimento da Associação Vale do Mate para o executivo municipal, para que juntos possam trabalhar em prol do desenvolvimento do setor. A Associação Vale do Mate oficializou o seu interesse em apoiar a realização da 7ª Festa da Erva-Mate, que este ano acontece nos dias 14,15 e 16 de dezembro, juntamente com o aniversário de 66 anos do município.
A programação da 7ª edição da festa ainda está sendo finalizada, mas conforme debatido na reunião, a expectatia é de um evento diferenciado. A já tradicional escolha da Rainha e Princesas da Erva-Mate já está com data pré-definida e nas próximas semanas será realizada a divulgação para que as intereressadas em concorrer aos títulos possam se preparar. Acompanhe a página oficial da festa e fique por dentro dos próximos passos.