A prefeita de Porto Vitória, Marisa Ilkiu de Souza, esteve participando na manhã de quarta-feira (17), da solenidade alusiva ao Patrono da Polícia Militar do Paraná, Coronel Sarmento. Na ocasião, a prefeita também foi uma das representantes da AMSULPAR.
O evento ocorreu na sede do 27º Batalhão de União da Vitória e foi marcada pela entrega da maior honraria da PM, a medalha Coronel Sarmento, entrega de Carta Patente de Oficial Superior da PM do Paraná. Na ocasião, também ocorreu homenagens aos policiais militares recentemente promovidos do Batalhão.
“Estivemos prestigiando esta homenagem para o Patrono da Polícia Militar e também para policiais militares que estão promovidos no Batalhão. Prestigiar as ações do Batalhão é reconhecer todo trabalho que vem sendo realizado pela nossa região”, destacou a prefeita de Porto Vitória, Marisa Ilkiu de Souza.
O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta no “Combate do Irani”, em 1912, na qual teve o olho ferido. Nascido em 17 de maio de 1882, ele ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O Coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.