Teve início na semana passada no período da manhã em todos os Postos de Saúde de Porto União, a vacinação contra a febre amarela. No Posto do Centro a vacinação está sendo feita diariamente, enquanto que no bairro Santa Rosa ocorre nas segundas-feiras; São Bernardo nas quartas; São Pedro nas quintas e Vice King nas sextas. Nas comunidades rurais, o único posto que oferece a vacina é o de Santa Cruz do Timbó nas quartas-feiras.
A vacina pode ser aplicada em crianças a partir de 9 meses e em adultos até os 59 anos que não sejam diabéticos, não tenham alergia a ovo, não estejam em tratamento contra câncer ou usando corticoide. Mulheres grávidas ou amamentando também não podem ser imunizadas.
A procura pela vacina tem ocorrido dentro do esperado sendo que cada frasco rende 10 doses que, após aberto, deve ser consumido em no máximo 6 horas. Por isso os postos de saúde indicam a manhã como melhor horário para evitar desperdícios.
O Estado de Santa Catarina registrou 6 casos suspeitos e um confirmado da doença desde o início do ano, sendo que dois vieram a óbito. Aparentemente essas pessoas contraíram o vírus em outros lugares já que todas haviam se deslocado para outros estados. A confirmação é feita por exames laboratoriais e leva cerca de 20 dias, por isso alguns casos ainda são suspeitos. Uma das vítimas que veio a falecer era residente no município de Gaspar.