Porto União resgata tradição alemã de páscoa

909 views
4 mins leitura

A Prefeitura de Porto União inaugurou na noite de ontem, 23, a Osterbaum, árvore de páscoa, na abertura da Feira de Artes e Sabores. A tradição alemã é de montar uma árvore de páscoa e pendurar casquinhas de ovos nela. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.

No galho, são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida, significando a Ressurreição do Senhor.

O que é o Osterbaum

Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa. As Tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram.

Um dos símbolos que mais identifica a cultura alemã durante o período da Páscoa é a Osterbaum. Muitas cidades que foram povoadas pelos imigrantes germânicos utilizam-se dessa tradição para a sua promoção turística. É o caso de Pomerode, em Santa Catarina, que anualmente monta uma das maiores Osterbaum do mundo e tem atraído inúmeros visitantes que vêm até a cidade para fotografá-la.

É importante ressaltar que a origem desse ritual tem origem pagã e mais adiante foi incorporada às tradições das festas religiosas. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida.

A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa. A Osterbaum é assim apenas um símbolo, pois como cristãos deve-se celebrar e adorar ao Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 

Montando sua Osterbaum

As famílias cristãs também deveriam adotar este bonito costume em seus lares, assim como já fazem com a árvore de Natal. O processo é simples:

Semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.

Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos ou motivos para as crianças.

Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.

A Osterbaum também fica bonita com outros enfeites, como lacinhos de fita, flores, coelhos de pelúcia e outros animaizinhos.

Originalmente, se decorava apenas na Sexta-feira Santa, colocando em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Academia Corpo em Ação realiza 2ª Taça Contestado

Próxima publicação

Dom Severino fala ao clero e catequistas sobre o Ano do Laicato