Porto União e União da Vitória iniciam vacinação para crianças entre 5 e 11 anos

314 views
8 mins leitura

Desde a segunda-feira, 7, a Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória inicia a vacinação para a população em geral entre 5 e 11 anos. Todas as Unidades de Saúde terão o imunizante para realização da vacinação, nos horários das 8:30 horas às 11:45 horas e das 13:00 horas às 16:30 horas. Porto União também iniciou a vacinação para crianças acima de 5 anos.

Para que a vacinação possa ser realizada é necessário: Cartão SUS, Documento com foto, CPF, Carteira de Vacinação e documento que comprove grau de parentesco (para os pais e responsáveis).

Pede-se aos pais ou responsáveis que levem às crianças que se enquadram na faixa etária para a vacinação na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

O Ministério da Saúde divulgou que até o dia 15 de fevereiro, todas as doses para a vacinação de crianças serão distribuídas. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em conversa com jornalistas na manhã desta segunda-feira. “Estamos trabalhando fortemente para antecipar as doses infantis para que os pais exerçam o direito de vacinar seus filhos”, afirmou o ministro.

No Brasil, onde 20 milhões de crianças podem receber o imunizante, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou vacinas pediátricas da Pfizer e a CoronaVac, que devem ser aplicadas em duas doses. “Todas as vacinas foram desenvolvidas em curto espaço de tempo, mas temos que avançar de maneira sustentada trazendo os pais para buscar a imunização, sem obrigá-los”, destacou Queiroga.

Quarta dose

Sobre a possibilidade de o Brasil começar a aplicar a quarta dose da vacina contra covid-19, Marcelo Queiroga disse que, por enquanto, não há previsão. Segundo o ministro da Saúde, os técnicos da pasta descartaram adotar a medida nesse momento, mas é possível que a aplicação seja a “dose de 2022” do imunizante.

“A área técnica tem discutido isso. A secretária Rosana [Leite de Melo, secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde], conversou comigo na sexta-feira passada e disse que o grupo técnico, nesse momento, não avalia aplicar a quarta dose. Mas, na prática, seria a dose de 2022. O que nós temos são doses para garantir que as necessárias, recomendadas pelos técnicos, sejam disponibilizadas para a população brasileira”, disse o ministro.

Distribuição

O Ministério da Saúde já distribuiu 430 milhões de doses e, segundo a pasta, não faltará imunizante no caso de o país adotar a quarta aplicação. Marcelo Queiroga reafirmou que a vacina tem sido importante para que os efeitos da covid-19 sejam mais brandos, sendo uma “grande força” no combate à variante Ômicron.

O ministro ressaltou ainda que o ministério é a favor das vacinas e tem sido destaque no enfrentamento ao novo coronavírus e que, por isso, o Brasil foi escolhido por consenso para representar as Américas no grupo criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para discutir projetos relacionados às pandemias junto com África do Sul, Egito, Holanda, Japão e Tailândia.

Casos

Em União da Vitória o boletim desta terça-feira, 08, informou 145 novos casos e 77 pessoas recuperadas. Segunda-feira, foi confirmada mais uma morte decorrência do Covid na cidade, um paciente de 69 anos com Doença Renal Crônica, Transplantado Renal e cardiopata. Iniciou com síndrome gripal dia 11/01. Realizou teste antígeno em laboratório particular com resultado reagente, passou por atendimento na UPA sendo medicado e solicitado isolamento domiciliar. Teve piora do quadro respiratório, procurou atendimento diretamente no hospital regional sendo internado, deu entrada na UTI por síndrome respiratória aguda grave. Permaneceu na UTI até dia 04/02 vindo a falecer. Vacinado com duas doses da coronavac e reforço da pfizer em 03/11/21. No boletim de ontem, foram registrados 917 casos ativos e 17 suspeitos. Os óbitos somam com isso 152.

Domingo, 06, em Porto União foi registrado o 100º óbito. Paciente feminina de 83 anos, Moradora do bairro Cidade Nova. Vacinada com duas doses + reforço de imunizante contra COVID-19. Portadora de DPOC. Diagnosticada no dia 29/01. O último boletim mostrou 66 recuperados e 03 casos novos.

 

Brasil tem 26,5 milhões de casos e 632,6 mil mortes

Desde o início da pandemia, 26.599.593 pessoas foram infectadas pela covid-19 no Brasil. Em 24 horas, foram registrados 66.583 casos doença.

A quantidade de casos em acompanhamento está em 3.120.320. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte.

Já o total de vidas perdidas para a pandemia atingiu 632.621. Entre ontem e hoje (7), as autoridades de saúde confirmaram 428 mortes. Ontem, o painel contabilizava 632.193 óbitos acumulados.

Há ainda 3.177 mortes em investigação, registrados pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação da causa demanda exames e procedimentos posteriores.

Até esta segunda-feira, 22.846.652 pessoas se recuperaram da covid-19 no país. O número corresponde a 85,9% dos infectados desde o início da pandemia.

Os dados estão na atualização diária do ministério. Nela, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde sobre casos e mortes associados à doença.

 

Estados

Segundo o balanço, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (159.615), Rio de Janeiro (70.234), Minas Gerais (57.894), Paraná (41.450) e Rio Grande do Sul (37.185).

Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.899), Amapá (2.059), Roraima (2.105), Tocantins (4.021) e Sergipe (6.135).

Vacinação

Até esta segunda-feira, foram aplicados 366,1 milhões de doses contra a covid-19, sendo 167,4 milhões referentes à primeira dose e 153,2 milhões à segunda dose ou dose única. Ao todo, 42,2 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Nota de Esclarecimento da Prefeitura de União da Vitória

Próxima publicação

APAE Porto União inicia o ano letivo dia 14 de fevereiro