De acordo com o Atlas da Eficiência, Porto União é o 29º município em Santa Catarina no ranking dos mais eficientes em gestão de recursos destinados a educação e o primeiro no Planalto Norte, num universo de 268 municípios catarinenses.
Quem atesta a informação é a Universidade de Brasília que desenvolveu uma pesquisa certificada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em âmbito nacional. Os pesquisadores formularam uma plataforma que recebe e armazena informações calculando a eficiência da destinação de recursos públicos na educação. Segundo os dados apresentados, Porto União tem um aproveitamento de 88,9% numa escala que vai até 100.
A pesquisa, além de apontar o cenário atual, propõe ações para que o aproveitamento de recursos esteja o mais próximo possível de 100%. Segundo levantamento, hoje o município precisa reduzir o investimento por aluno; reduzir o esforço docente ; reduzir o número de servidores, exceto docentes; aumentar o índice de proficiência; aumentar a retenção escolar e aumentar a taxa de aprovação no Ensino Fundamental.
Mais uma conquista comemorada pela Secretária Municipal de Educação, Aldair Muncinelli que afirma que “muitas novidades para nossos alunos estão por vir. O Programa Escola da Inteligência será adotado para trabalhar a inteligência emocional dos nossos alunos, preparando-os para os desafios que encontrarão em suas vidas escolares”. Ou seja, maior aproveitamento para que no próximo ranking Porto União consiga colocação ainda melhor.