Porto União abre inscrições para novos alunos da rede municipal

289 views
9 mins leitura

As inscrições para novos alunos na rede pública municipal de ensino poderão ser feitas nos dias 02, 03 e 04 de Fevereiro. Para os alunos já matriculados, as atividades retornam no dia 01 de fevereiro. Os documentos necessários para a inscrição do aluno: – cópias da certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência atualizado, declaração de vacinas, carteira de vacinação.  Dos pais ou responsáveis: – cópia dos documentos pessoais como RG e CPF e comprovante de trabalho atualizado.

Governo do Estado de Santa Catarina autorizou aulas 100% presenciais para todos os estudantes em Santa Catarina. Foi publicado na quarta-feira, 12, o decreto oficial nº 1.669, do Governo do Estado, que estabelece o retorno de 100% dos estudantes às atividades presenciais nas instituições públicas e privadas de ensino de Santa Catarina. A mudança, que vinha sendo estruturada desde dezembro, será possível com o fim da exigência de distanciamento mínimo entre os alunos nas salas de aula.

Válida para todas as instituições de ensino do território catarinense, a medida foi decidida em conjunto por representantes das 14 entidades que formam o Comitê Estratégico de Retomada das Aulas Presenciais, entre elas a Secretaria do Estado da Educação (SED), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Defesa Civil de Santa Catarina.

As demais exigências e medidas sanitárias de segurança para evitar o contágio pela Covid-19, como o uso de álcool gel nas escolas e o uso de máscaras nos estabelecimentos de ensino, serão mantidas, enquanto a necessidade de garantir ventilação cruzada nos ambientes escolares será reforçada. A vacinação para profissionais da educação também segue sendo obrigatória, e a impossibilidade de se submeter à vacinação deve ser comprovada por laudo médico. A exceção são as gestantes, que podem continuar trabalhando de forma remota.

Após a assinatura do decreto, todas as instituições de ensino, públicas e privadas, devem fazer as adequações necessárias até o próximo dia 1 de fevereiro. Na rede estadual, as novas regras passam a valer a partir do dia 7 de fevereiro, quando terão início as aulas do ano letivo de 2022. Caso o estudante não possa retornar às aulas presenciais por motivos de saúde, ele poderá ser atendido em modelo alternativo, desde que apresente laudo médico comprobatório.

As aulas presenciais em escolas de Santa Catarina estão autorizadas desde o início do ano letivo de 2021, que na rede estadual teve início em 18 de fevereiro. Desde então, o índice de contágio entre alunos esteve sempre abaixo de 0,2%, enquanto entre professores o número nunca ultrapassou a marca de 1%. O acompanhamento de casos suspeitos e confirmados é realizado por meio de um painel digital atualizado pelas próprias escolas da rede.

 

No Paraná

Pais, responsáveis e estudantes que não efetuaram a rematrícula no ano passado, ou que desejam ingressar na rede estadual de ensino em 2022, podem procurar diretamente as instituições de ensino para garantir a vaga e não perder o início do ano letivo, que começa em 7 de fevereiro.

 

As secretarias dos colégios estaduais estão abertas. Para alunos que já eram da rede, o pai, responsável ou o próprio estudante (quando maior de 18 anos) precisa comparecer à instituição de ensino onde o aluno estava matriculado em 2021, informar a intenção de permanecer na escola, entregar a documentação obrigatória e assinar o formulário de renovação de matrícula.

Já para estudantes de outras redes de ensino, particulares, de outros estados ou países, os responsáveis legais devem procurar a instituição de ensino mais próxima da residência para solicitar a vaga, e assim incluir o estudante no Cadastro de Espera de Vaga Escolar (CEVE).

Caso não haja vaga na instituição de ensino de preferência, o estudante será informado das opções disponíveis e ficará na lista de espera mesmo depois de estar matriculado e frequentando outra instituição de ensino, podendo ser chamado assim que a vaga estiver livre.

EJA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Para quem deseja uma vaga na Educação de Jovens e Adultos (EJA) o processo é o mesmo do ensino regular, com a diferença de que é necessário procurar diretamente as instituições que ofertam a modalidade. É possível conferir quais são elas na página da EJA. Lembrando que a EJA é preciso ter 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.

Já para a modalidade da Educação Profissional e Técnica, ainda há vagas em parte das instituições que ofertam os cursos integrados, ou seja, concomitantes com o ensino médio. Como o fechamento das turmas ocorre de maneira independente em cada colégio, é preciso conferir se o curso na instituição desejada ainda possui vagas disponíveis. Na página da Educação Profissional é possível conferir todas as instituições que ofertam a modalidade por cidade e os respectivos cursos.

IDIOMAS

Também há vagas nos cursos gratuitos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem). São aulas de Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano; além de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (para ouvintes).

A matrícula é feita diretamente nas instituições de ensino que ofertam os cursos – ao todo, são 483 colégios em 217 municípios. A lista de escolas e seus respectivos cursos pode ser conferida na página oficial do Celem.

Pelo menos 70% das vagas são destinadas a estudantes do ensino público estadual (a partir do 6º ano) e as demais são para professores e funcionários da rede estadual de ensino e a comunidade em geral.

Novidade para este ano, o curso online de Espanhol tem vagas restantes apenas para os estudantes da rede estadual (a partir do 9° ano do ensino fundamental) através deste link.

INÍCIO DO ANO LETIVO

O ano letivo começa no dia 7 de fevereiro, no modelo presencial, conforme calendário anunciado em novembro passado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Aumento da transmissibilidade da COVID-19 afeta profissionais da saúde de União da Vitória

Próxima publicação

Aumento de casos de Covid-19 em profissionais de saúde, afeta atendimento ao público em União da Vitória e Porto União