Com o propósito de aprimorar a qualidade técnica dos policiais da 3º Cia/2º Bpma e dos policiais militares do 3º BPM, foi realizado na quinta e sexta-feira, 10 e 11, em Canoinhas e Três Barras, um treinamento de patrulhamento rural, com policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), de Florianópolis. Os treinamentos, realizados pelo sub – tenente Gonçalves e o Cabo Samuel, teve carga horária de 20 horas, aconteceram na sede do 3º BPM e também na Floresta Nacional de Três Barras.
O curso visa melhorar a qualificação e a integração Polícia Militar Ambiental de Canoinhas e dos Policiais integrantes do 3º BPM para as operações em ambientes rurais. Também visa ampliar a capacidade técnica dos policiais, contribuindo para uma padronização das atividades e, consequentemente, melhorar os serviços prestados à sociedade, além é claro, de reduzir os riscos aos quais os policiais militares se expõem nesse tipo de ação policial.
Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental de Canoinhas, Major Christopher Rudolf Froehner, o treinamento surgiu da necessidade de melhorar a operacionalidade técnica no trabalho diário das guarnições operacionais da Polícia Militar Ambiental de Canoinhas.
Sobre o treinamento
O treinamento tem como frente de trabalho as instruções teóricas e práticas sobre técnicas de ações imediatas em ambientes rurais. Dentre as disciplinas aplicadas estão: Combate em Ambiente Rural, Patrulha Rural Motorizada, Formações e Progressões no terreno, Técnicas de Rastreamento e Contra – rastreamento, Busca e Varredura, Contraemboscada, Técnicas de Tiro Avançadas e Técnicas de Busca.
A parte teórica está sendo ministrada na sede da 3º Cia/2ºBPMA, e a prática nas dependências do 3º BPM e na Floresta Nacional de Três Barras.