POBRES PARA SEMPRE

112 views
4 mins leitura

A cultura no Brasil leva as pessoas a acreditarem que elas nunca deixarão de ser pobres. E isso é reforçado quando a rede Globo exalta o menino que veio da favela e ficou milionário apenas jogando futebol, tocando pagode ou fazendo sucesso cantando sertanejo universitário. Mas esses são apenas um em um milhão, como de certa forma a própria emissora disse um dia em sua propaganda.
Vejam os enredos das novelas da emissora… Eles até tentam mostrar que alguém que começou debaixo e ficou rico, extremamente rico. E é esse o ponto que quero mostrar, que a TV não dá destaque como este personagem da novela ficou extremamente rico. Ela não dá ênfase ao trabalho que o personagem teve. É claro, isso não interessa. Ela mostra este personagem como um em um milhão.
Não interessa para os grandes criar uma cultura no cidadão que ele precisa trabalhar e trabalhar muito para construir, conquistar alguma coisa. Não interessa mostrar que é preciso tentar uma, duas, três, quatro, cinco, inúmeras vezes como empreendedor até você conseguir acertar, e acertar não quer dizer ficar rico. É apenas ganhar um dinheiro que lhe dê conforto e segurança. Que transforme o pobre em classe média. CLASSE MÉDIA. Os influenciadores não mostram que você quanto mais você se dedicar ao trabalho, mesmo como um empregado, mais você conquistará.
Eu nasci em uma família de classe média e digo que a vida não é fácil. Já empreendi muitas vezes, já errei muitas vezes, já quebrei, comecei de novo, consegui construir uma nova história e hoje sei que tenho que trabalhar muito ainda para manter o que conquistei e o pouco que recebi como herança dos meus pais.
E então por quê o governo, a televisão, a escola, a religião, as associações, enfim, todos que tem o poder de influenciar não incentivam o trabalho, a dedicação ao emprego, a motivação para construir algo? Por quê só criam o desejo, o sonho e deixam claro que enriquecer é para poucos?? Por quê não mostram a história de pessoas reais para mostrar que sim, há uma opção para crescer e melhorar de vida além da sorte?
Porque a classe média não faz parte do projeto de poder criado por quem nos governa. A ideia é ter poucos ricos para gerir a riqueza e muitos pobres para manipular.
A mudança cultural para levar os pobres para a classe média através do trabalho não faz parte do projeto político. E esta é a nossa história, será o nosso legado para nossos filhos!!! 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

SORTUDO

Próxima publicação

A GRAVAÇÃO