Audiências públicas sobre a privatização da rodovia devem acontecer no próximo ano, somente após as audiências governo vai analisar as contribuições recebidas e encaminhar adequação no projeto para o Tribunal de Contas da União (TCU). Apenas depois da aprovação do edital pelo TCU é que será lançado o leilão.
Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 7, o decreto nº 9.117 autoriza a inclusão de 17 rodovias federais no Programa Nacional de Desestatização (PND). Procedimento faz parte do processo de concessão dos trechos ao setor privado. Na região, trecho incluído é da rodovia entre Mafra e Porto União, concessão inicial será de 30 anos e prevê cinco praças de pedágio na rodovia.
Conforme os estudos realizados, tarifa orçada seria de R$ 0,17 por quilômetro, resultando no preço de pedágio de R$ 5 e R$ 6, conforme a distância entre as praças de pedágio. São previstos investimentos de R$ 2,7 bilhões na BR-280, durante os 30 anos de concessão.