Pior momento da pandemia: casos ativos e óbitos de covid no Vale do Iguaçu aumentam a cada dia

146 views
5 mins leitura

O número de pessoas com covid na região é um dos mais altos desde o início da pandemia, há pouco mais de 1 ano

Apesar das diversas medidas tomadas para controlar a pandemia e do início da campanha de vacinação contra o covid-19, os números de casos ativos e óbitos em União da Vitória e Porto União crescem a cada dia. Nesse momento crucial, conversamos com o secretário de saúde de União da Vitória, Fernando Ferencz, que alertou sobre os cuidados necessários para frear a disseminação do vírus.

No boletim divulgado pelas prefeituras de União da Vitória e Porto União no dia 28 de maio, somam-se 893 casos ativos de covid-19 e 158 óbitos. Ao comparar os números com os divulgados um mês antes, no dia 28 de abril, a diferença é gritante. Na data, haviam 257 casos ativos e 107 óbitos. Os casos ativos aumentaram em 636, e no período de um mês, ocorreram 51 mortes em União da Vitória e Porto União.

P.: Apesar das medidas de proteção e início da vacinação, os casos de COVID em União da Vitória e Porto União aumentam cada vez mais. Por que isso está acontecendo?

R.: Referente ao município de União da Vitória informo que os casos de COVID aumentam cada vez mais devido ao relaxamento frente às restrições sanitárias. As medidas de proteção são recomendações onde se não cumpridas não tem efeito. A fiscalização é atuante, mas mesmo assim não abrange todo o município.

P.: Quais medidas estão sendo tomadas nesse momento para impedir que o número de infectados continue crescendo? Qual é a importância de agir imediatamente?

R.: As medidas tomadas nesse momento para impedir que o número de infectados continue crescendo foram o decreto emitido, a fiscalização mais efetiva com o apoio da Polícia Militar e o monitoramento dos casos positivos que foram indicados para efetuarem o isolamento domiciliar.

P.: Qual é a perspectiva para os próximos meses em relação ao número de casos? Espera-se que eles diminuam no longo prazo, com o avanço da vacinação?

R.: Estimamos que os números de casos reduzam no decorrer dos meses. A vacinação é uma ótima ferramenta para reduzir a curva de contaminação pelo coronavírus, mas para que isso aconteça devemos também tomar todos os cuidados para evitar a transmissão do vírus. As pessoas vacinadas devem tomar os mesmos cuidados que as pessoas que não foram vacinadas evitando a falsa sensação de segurança.

P.: Como os cidadãos podem ajudar a conter o avanço da pandemia?

R.: Os cidadãos podem auxiliar a conter o avanço da pandemia respeitando as restrições sanitárias como a utilização de máscara, higienização constante das mãos, distanciamento social e não aglomerando, mas o mais imprescindível é que quem tiver indicação de isolamento domiciliar, cumpra o mesmo.

P.: Quais medidas de precaução devem ser redobradas pelo comércio nesse momento de piora do quadro da pandemia?

R.: Os comerciantes têm se demonstrado muito parceiros se referindo as restrições sanitárias, mas agora todas as medidas devem ser seguidas à risca, inclusive a aferição de temperatura das pessoas que adentram nos estabelecimentos com termômetros calibrados e revisados para que não haja falha nesse processo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Cidades aumentam fiscalizações de desobediência de decretos do Covid-19

Próxima publicação

Em visita a Porto União, governador anuncia investimentos