Parque do Monge reabre para visitação neste sábado

141 views
6 mins leitura

O Parque Estadual do Monge, situado no município da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, volta a receber visitantes neste sábado (20). O local ficou fechado para obras de melhorias a fim de atender às necessidades sanitárias impostas pela pandemia. A reabertura do acontece às 10 horas.

O Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, instalou uma nova guarita para recepcionar os turistas e a Prefeitura da Lapa reformou o Centro de Visitantes.

As novas estruturas garantem o cumprimento das normas e orientações estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Secretaria Estadual da Saúde para prevenir o contágio da Covid-19.

Outras reformas estão programadas pelo IAT, como a instalação de um circuito de cicloturismo na área interna do parque e a licitação de um novo espaço de cafeteria. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, os parques estaduais do Paraná se mostraram os destinos mais procurados pela população durante a pandemia.

“O turismo foi um dos setores mais impactados pela pandemia e durante esses meses trabalhamos para que ele saia fortalecido. Percebemos que o que mais vai crescer no País é o turismo dos grandes negócios da natureza, ligados ao meio ambiente, e o Paraná tem atrativos belíssimos com capacidade para receber turistas locais, nacionais e internacionais”, destacou o secretário.

De acordo com o diretor de Políticas Ambientais e do Patrimônio Natural do Instituto, Rafael Andreguetto, as adequações dos espaços das Unidades de Conservação do Estado estão dentro das políticas públicas previstas no Projeto Parques Paraná.

“O programa visa a valorização do desenvolvimento do turismo de forma sustentável nas unidades de conservação abertas à visitação do público. A ideia é valorizar o patrimônio natural do Estado e propor alternativas de desenvolvimento de turismo na sua região de entorno por meio de ações conjuntas entre os órgãos do Governo e parceiros”, disse Andreguetto.

ATRATIVOS – A Gruta do Monge, local de peregrinação religiosa, é uma das principais atrações do parque. Neste espaço viveu por algum tempo o monge João Maria D’Agostinis, que se dedicava ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, fazia profecias e orações. Para chegar à gruta o visitante passa por uma escada em pedra que desce até uma fonte de água pura.

O parque tem também um mirante com estrutura em concreto, piso em deck de madeira ecológica e guarda-corpo metálico que proporciona ampla visão da cidade da Lapa. Os visitantes também podem admirar a Pedra Partida, originada devido ao desgaste ao longo de milhares de anos. O atrativo é considerado pelos visitantes um local onde é possível ver a imagem do monge João Maria D’Agostinis.

Quem gosta de praticar a meditação junto à natureza pode aproveitar o Espaço Monge. O parque abriga ainda espécies da fauna como cachorro-do-mato, lobo-guará, irara, furão, lontra, gato-mourisco, cutia, curicaca, garça-vaqueira, jacuaçu, saracura-do-mato, asa-branca, beija-flor-preto e martim-pescador-pequeno.

A flora é formada por erva-mate, pinheiro-do-paraná, gerivá, ipê-roxo, carvalho-brasileiro, canela, canela-branca, imbuia, cedro-branco, cambuí e outros.

REGRAS – Assim como todas as Unidades de Conservação do Estado, o Parque do Monge funcionará de acordo com as regras estabelecidas para evitar a proliferação do coronavírus. Entre elas, estão o agendamento e cadastro do visitante, uso de máscaras, de álcool em gel e o distanciamento social.

“São medidas necessárias para evitar o contágio pelo coronavírus e garantir segurança e qualidade para os turistas que desejam visitar os nossos parques estaduais. É fundamental que a população tenha essa consciência e respeite as exigências”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Confira as medidas exigidas na Portaria nº 06/2021 e também o Informativo do IAT.

A reabertura do parque contará com a presença do diretor-presidente do IAT, Everton Souza; do diretor de Saneamento Ambiental do IAT, José Luiz Scroccaro; e do diretor de Políticas Ambientais e do Patrimônio Natural, Rafael Andreguetto.

COMO CHEGAR – O Parque Estadual do Monge está localizado a aproximadamente três quilômetrios da Prefeitura da Lapa. O acesso é pela Rodovia do Xisto (BR-476) e pela Avenida Getúlio Vargas, no perímetro urbano do município.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Trigo paranaense abastece mercado interno em janeiro

Próxima publicação

Governadores do Sul alinham estratégias de enfrentamento da pandemia