OUTONO: ESTAÇÃO DE ALEGRIA OU MELANCOLIA?

/
733 views
3 mins leitura

O outono é a estação do ano que ocorre após o verão e antes do inverno, sendo assim considerado como um período de transição entre essas duas estações antagônicas. Para uns, desperta melancolia, talvez pela chegada do primeiro frio, reclamam da falta do calor de dias mais curtos e noites longas. Para outros, sinônimo de alegria. Há quem se sinta embriagado pela mudança da paisagem, do verde ao avermelhado, onde as noites mais longas se tornam mais agradáveis e de bom sono.
A transição entre um acontecimento e outro, o outono é considerado por muitos como um tempo de mudança. Imagens de quedas de folhas e de árvores “nuas” também criam a atmosfera artística dessa estação, sendo inspiração para muitos artistas como um período de introspecção.
Como escreveu Leany Lotti, é uma estação do meio termo, que nos prepara para o frio, que traz também a lembrança daqueles que padecem nesse período, assim como as árvores perdem suas folhas. Mas você sabe por que acontece essa perda? Se as árvores não as deixassem ir, não sobreviveriam à próxima estação. As folhas se queimariam com o frio do inverno e, assim, os ciclos de respiração da árvore se findariam bruscamente, o que resultaria no fim da vida.
A natureza nos mostra mais uma vez a beleza de sua sabedoria: é preciso entrega, é preciso deixar ir o que não serve mais, para proteger o que é mais importante. O que a princípio pode parecer uma perda é na verdade um ganho: ela ganha vida nesse encantador ciclo de renovação.
Se o outono é lindo, cheio de graça e encanto para alguns, não podemos esquecer que para outros ele prepara para o frio do inverno que dói na alma e no corpo. Desejo, então, para os melancólicos e alegres, que este outono desperte em nós o sentimento de solidariedade e preparação para o inverno que vem logo ali. Vamos nos inspirar no ciclo de renovação da natureza, deixando ir aquelas roupas que nos aqueceram por muitos invernos e já não nos servem mais, que elas possam aquecer o corpo de quem precisa e, consequentemente, o nosso coração.
Encerro deixando aqui a questão para reflexão: tendo a natureza como inspiração, o que mais podemos deixar ir para que esse ciclo de renovação aconteça em nossas vidas?

Até a próxima.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

OS ERROS DE SEMPRE

Próxima publicação

EXEMPLO