ORQUESTRA SINFÔNICA

/
443 views
3 mins leitura

O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, que aconteceu no último dia 26 em União da Vitória e que fez parte das comemorações dos 132 anos da cidade, foi um fato muito maior do que simplesmente um concerto.
Primeiro ponto que devemos prestar atenção é a quantidade de pessoas que buscaram os convites, que eram gratuitos. Muita gente que pretendia ver o concerto não conseguiu e fica o indicativo que poderíamos buscar outras formas de trazer orquestras para tocar nas nossas cidades, inclusive com o apoio privado, até mesmo com uma certa periodicidade, não a cada duas décadas. Público para este tipo de evento com certeza temos, já que União da Vitória e Porto União tem uma cultura musical muito grande e que deve ser reavivada com este tipo de ação cultural. O concerto se transforma em algo motivador para que as novas gerações busquem aprender e gostar de música clássica. Um concerto como este incentiva até mesmo as novas gerações a participarem do movimento de bandas em colégios e escolas de nossas cidades. Conheço diversos profissionais da música que iniciaram suas vidas no mundo da música desta forma.
O segundo ponto que quero destacar é que o Cine Luz deveria ter uma programação exclusiva dele. Sei que tem as questões burocráticas, mas a UNIUV poderia criar uma programação cultural, juntamente com a prefeitura para que Cine Luz se transforme em um centro cultural. Com cursos e eventos culturais, além das formaturas que se multiplicaram em nossas cidades com a quantidades de cursos superiores que temos.
Terceiro ponto que é preciso falar, é que ao mesmo tempo que vejo o Cine Teatro Luz voltando à ativa, espero que um dia possamos ver o Cine Teatro Ópera da mesma forma. São dois patrimônios culturais de nossa história que merecem a atenção não só do poder público, mas de toda a comunidade. O Cine Ópera é extraordinário e tenho medo de que fique esquecido no passado.
Por último, recebi comentários de alguns dos expectadores do concerto, que o excesso de discursos atrapalhou o espetáculo, por mais que eu entenda que era um evento comemorativo em homenagem à cidade e isto iria acontecer.

OI, OLHEM ISSO!!
– Porto União e União da Vitória precisam apoiar e votar em candidatos próprios. Não vemos daqueles que vem pedir votos aqui o compromisso que deveriam ter. Sempre digo, recebemos migalhas deles… e isso é tudo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

O PLANO DIRETOR

Próxima publicação

NOVO CISVALI