Orientações do Maio Amarelo continua durante o isolamento social

451 views
11 mins leitura

Devido ao novo coronavírus (Covid –19), as aulas na Rede Municipal e Particular de União da Vitória, estão suspensas presencialmente, mas a equipe da Secretaria Municipal de Educação, está realizando gravações com o tema do Maio Amarelo, para levar orientações pelo Portal EducaUnião

Todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de União da Vitórioa, estão tendo a oportunidade de receber as orientações sobre o tema “Perceba o Risco! Proteja a Vida”, que faz parte das atividades do Maio Amarelo, que no Estado do Paraná, faz parte do projeto de lei nª 18.624/2015.

Desde a aprovação do projeto de lei todas as cidades do Paraná em especial União da Vitória, dedica um espaço maior para levar dicas de segurança para os alunos. No ano passado várias atividades foram realizadas como palestras e uma caminhada foi feita pelas ruas da cidade, mas em 2020, a programação teve que ser toda modificada devido ao coronavírus (Covid – 19). A equipe do Setor de Educação de Trânsito (Educatrân), decidiu inovar e esta realizando gravações em vídeo para os alunos ter as devidas orientações sobre os cuidad os que devem ter no trânsito.

Segundo uma das coordenadoras do Educatrân Carla da Silva, serão seis programas com o tema do Maio Amarelo. “São seis aulas gravadas que estarão sendo disponibilizados na TV Mill e no Portal EducaUnião, onde os alunos poderão ter acesso a dicas e orientações sobre o trânsito. Vale destacar que muitas professoras já colocaram no seu plano de ensino atividades no mês de maio, com o tema Maio Amarelo para trabalhar com os alunos”, destacou Carla da Silva.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná policiais militares e agentes municipais de trânsito distribuíram centenas de máscaras de proteção contra o novo coronavírus em Curitiba. A atividade aconteceu na Linha Verde, em frente à sede da PRF. Cerca de 300 máscaras foram distribuídas, todas produzidas em tecido na cor amarela.

Parte delas foi entregue a moradores da Vila Torres, cuja associação montou um ponto de recebimento de doações na Avenida Comendador Franco, nas imediações da Sede da PRF. A comunidade registra mais de duas dezenas de casos confirmados de Covid-19, e um óbito.

A iniciativa teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Prefeitura de Curitiba, Observatório de Segurança Viária, da concessionária Ecovia e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). O tema da campanha Maio Amarelo deste ano é o seguinte: “Perceba o risco. Proteja a vida”.

Por conta da pandemia da Covid-19, a PRF, por sua vez, lançou a campanha “Se puder, fique em casa. Mas, se tiver que sair, respeite as leis de trânsito”. O objetivo comum é reduzir os índices de violência no trânsito, de forma a minimizar a sobrecarga de internações no Sistema Único de Saúde (SUS).

Devido a pandemia este ano a Campanha do Maio Amarelo de 2020 é direcionada aos profissionais que não podem parar, sejam eles cuidando da nossa saúde, garantindo o abastecimento ou nos confortando com entregas.

Neste momento, todo cuidado é pouco para evitar que pessoas corram riscos de parar nos hospitais. Cerca de 3.400 pessoas morrem nas estradas do mundo todos os dias. Dezenas de milhões de pessoas são feridas ou adquirem uma deficiência todo ano. As crianças, pedestres, ciclistas e pessoas idosas estão entre os mais vulneráveis.

A Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) escolheu os caminhoneiros de todo país para promover o Movimento Maio Amarelo 2020 dentro do projeto “Abrapsit nas rotas da saúde – O seu bem estar passa por aqui”. Durante os meses maio e junho, os profissionais da entidade estarão desenvolvendo uma ação de cuidados psicológicos para quem está na estrada, mesmo em tempos de isolamento social.

A associação reúne profissionais e estudantes de psicologia para promover o desenvolvimento técnico-científico do exercício profissional na área de tráfego, mobilidade e circulação humana em todos os modais: terrestre, aéreo, marítimo e aquaviário. Durante os meses de maio e junho o projeto será focado no acolhimento de caminhoneiros que estão desenvolvendo serviços essenciais para a população e, enfrentando dificuldades emocionais, devido a todas essas dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus.

Por meio de uma rede de psicólogos em todo país, o acolhimento on-line será feito de forma voluntária e gratuita, em que os condutores serão orientados sobre procedimentos de saúde física e emocional. A ABRAPSIT pretende ampliar gradualmente o atendimento, para outras categorias de profissionais do volante, além de desenvolver conteúdo acadêmico embasado na ação, com dados reais da população, sua condição de saúde e comportamentos de risco e prevenção.

O Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), está apoiando a campanha do Maio Amarelo deste ano. Com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Segundo o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa: “A ideia é disponibilizar informações e orientações que auxiliem na proteção e na facilidade do trabalho e da vida dessas pessoas. A saúde dos caminhoneiros, motociclistas e ciclistas entregadores, médicos e enfermeiros deve ser preservada e seu trabalho, valorizado”, destaca.

Frederico Carneiro, diretor do Denatran, destaca a relevância de movimentos como o Maio Amarelo na conscientização para redução de acidentes de trânsito. “A principal proposta deste movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos e para o constante risco a que todos estão submetidos diariamente nas ruas”, ressalta. “Apesar do isolamento social, os acidentes continuam a ocorrer e, por isso, usaremos as redes sociais para dar visibilidade a esse movimento e promover de forma inovadora essa conscientização, tendo como foco os serviços que não podem parar”, explica o diretor.

Observatório conta também com o aplicativo Maio Amarelo Kids, uma iniciativa de educação de trânsito que possibilita a interação, o entretenimento, os desafios e aprendizados de toda a família em relação ao trânsito. O jogo digital está disponível gratuitamente nas lojas da App Store e Google Play para crianças de 7 a 14 anos.

Conheça a lei:

Lei 18.624 – 20 de Novembro de 2015

Publicado no Diário Oficial nº. 9581 de 23 de Novembro de 2015

Súmula: Institui o mês Maio Amarelo, dedicado às ações preventivas de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1. Institui no Estado do Paraná o mês Maio Amarelo, dedicado à realização de ações preventivas à conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Art. 2. No mês Maio Amarelo, o Poder Público, em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, realizará campanhas de esclarecimentos e outras ações educativas e preventivas visando à redução de acidentes, priorizando:

I – estimular a adesão de toda sociedade no compromisso de cidadania e respeito ao trânsito;

II – promover discussões, debates e iniciativas, convocando todos a exercitar a cidadania em prol de um trânsito mais seguro;

III – propagar a importância de uma conduta lícita, respeitosa e prudente no trânsito;

IV – incluir nos eventos, calendários, ações e atividades que forem realizados no decorrer do mês, e do ano, informações, dicas, estímulos e mensagens educativas de trânsito, respeito e prudência, valorizando a conscientização de toda sociedade.

Art. 3. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio do Governo, em 20 de novembro de 2015.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

TABELIONATO DE PROTESTO DE TITULOS – UNIAO DA VITORIA – PR EDITAL DE INTIMACAO

Próxima publicação

Órgãos fiscalizam e orientam comércio das cidades