Na tarde deste domingo, 04, durante atividades planejadas da Operação Verão, uma Guarnição da Policia Militar Ambiental de Porto União, mais precisamente do 2º Grupo (Gp) da 3ª Companhia (Cia) do 2 º Batalhão (BPMA) apreendeu a sexta arma de fogo em cerca de um mês de operação.
Os policiais realizavam rondas em locais de visitação turística, conhecidos balneários da região interiorana de Matos Costa, quando na realização de barreira móvel promoveram a abordagem de um veículo, que transitava pelo local, em busca interna veicular foi localizada a uma espingarda de calibre 12, e vinte e uma munições calibre 12 intactas, quatro munições deflagradas, também calibre 12, um carregador de rifle calibre 22 e um carregador de rifle calibre 12, ainda, quatro rádios Motorola para comunicação e um apito de madeira para atrair perdizes.
A intensificação do Policiamento Ambiental focado nas técnicas de Patrulhamento Rural adotadas pela Policia Militar Ambiental vem diminuindo significativamente a incidência de ocorrências envolvendo armas de fogo, possibilitando, desta forma, evitar as principais conseqüências do uso e porte de armas de fogo ilegais na área de circunscrição do 2ºGP/3ªCia/2ªBPMA.
Além de proteger os bens ambientais naturais, que frequentemente são ameaçados por práticas predatórias, também atua na preservação e conservação da ordem pública, missão primeira da Polícia Militar. Sempre: servindo e protegendo a comunidade mesmo com o risco iminente da própria vida.