Serão 10 municípios contemplados, entre eles Antônio Olinto, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Rebouças, Rio Azul, Porto Amazonas, São Mateus do Sul, São João do Triunfo e União da Vitória. Todos receberão professores e alunos de vários cursos de graduação de várias universidades – entre elas universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste), de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Paraná (Unespar) e do Centro Oeste (Unicentro).
A sede operacional será instalada em União da Vitória, a partir de parceria com a o Centro Universitário de União da Vitória – Uniuv. Segundo o professor coordenador do projeto, Silvio Luiz Rutz da Silva, muitos assuntos têm sido tratados em reuniões técnicas com as instituições parceiras e representação dos municípios para a montagem do cronograma da operação, que inclui as viagens precursoras para o levantamento das demandas de cada comunidade.
Em cada cidade atuará uma equipe formada por duas instituições, cada uma com um grupo de dez a doze alunos, mais um professor coordenador. Será desenvolvido oficinas nas áreas da cultura, agricultura, saúde, meio ambiente. Crianças, adultos e idosos podem participar. Os estudantes selecionados tinham como único pré-requisito estar matriculado a partir do 2º ano de graduação ou cursando pós-graduação. Além disso, ter disponibilidade para dedicação exclusiva durante a operação. Os selecionados atuarão voluntariamente (sem remuneração) por 14 dias.
O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Aproximadamente 30 pessoas de cada instituição, incluindo alunos e professores, irão participar das ações
Hoje, o projeto é mais que um projeto educacional e social, é uma poderosa ferramenta de transformação social, na medida em que conscientiza jovens que terão nas mãos o destino deste país e da importância do seu papel de protagonista na busca de uma sociedade mais justa.