A Operação Presença foi realizada desde a sexta-feira, dia 1º, até a noite desta terça-feira, 05, pela Polícia Civil de Santa Catarina realizando operação integrada em todas as Delegacias Regionais. Abordagens e barreiras policiais, com a intensificação das ações e revistas, a fim de coibir atentados e ações criminosas foram realizados.
A 23ª Delegacia Regional de Polícia de Porto União, que comanda e coordena toda atividade da Polícia Civil na comarca de Porto União, designou a equipe da DIC de Porto União para a Operação Presença. Foram realizadas operações com barreiras policiais em pontos estratégicos, na entrada e saída da cidade, além de viaturas circulando e abordando pessoas em atitudes suspeitas em todo o município.
A operação policial ocorreu em todo o Estado de Santa Catarina e foi coordenada pela Delegacia Geral da Polícia Civil em conjunto com as Delegacias Regionais de Polícia. Para o Delegado da 23ª Delegacia Regional de Polícia, Nilson Luis de Oliveira Cezar, “A operação foi um sucesso, pois não foi registrado nenhum atentado ou crime grave em Porto União, garantindo e aumentando a sensação de segurança de toda a população”, ressaltou o delegado.
Ações foram realizadas em conjunto com equipes da Polícia Militar, que participaram das ações e abordagens. “Esse trabalho de operações integradas tem dois objetivos principais: o primeiro é uma resposta efetiva a essa onda de ataques que ocorreram no estado e o segundo é uma consequência, as ações visam e garantem a segurança aos munícipes aqui de Porto União”, comentou o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar, Major Silvano Sasinski.
As ações visavam prevenir e reprimir o crime na região, conforme declaração do delegado que participou da operação, Vinicius Buratto Iunes. “Foram abordados diversos veículos, ficamos em alguns pontos estratégicos da cidade e realizamos vistorias pelos bairros”, comentou.