De 18 a 20 de novembro acontece a Expoturismo Sul do Paraná. Um evento que reúne a diversidade da nossa região através da gastronomia, do lazer, do entretenimento e de produtos que ganham as características das riquezas da nossa terra. No evento terá oportunidades de negócio e a oportunidade de conhecer ainda mais a cultura e participar de uma imersão turística única da região sul do Paraná.
No Sul do Paraná o turismo acontece à sombra das araucárias. Serão oferecidas o conhecimento das riquezas de uma região diversa em gastronomia, lazer, entretenimento e produtos que fazem parte de uma experiência turística única para contemplar e fortalecer cada vez mais a cultura que nossos municípios oferecem.
A região tem como destaque a erva-mate, Planta nativa da Região Sul da América, e que em nossa região detém o maior volume de produção nacional de erva do tipo nativa, onde o cultivo se dá no sistema agroflorestal em associação com a mata de araucárias nativas. A nível estadual, também é considerado a região com maior produção.
Bituruna é uma referência nacional em produção de vinhos, e nos oferece o e no turismo, uma atividade que faz a imersão do turista à apreciação dos sabores e aromas, enaltece a cultura e a tradição dos vinhos e contempla a rota da região.
Os roteiros turísticos são amplamente ricos em história, cultura, diversidade e tradição e nossa missão com a Expoturismo Sul do Paraná é atrair olhares e fomentar o desenvolvimento do turismo local.
A região de União da Vitória que pertence a região Turística Sul do Paraná, que tem como perfis o Turismo religioso, rural, enoturismo, ecoturismo, visita a áreas naturais, turismo de negócios e eventos, náutico, cultural e histórico e turismo tecnológico-científico. Os municípios que fazem parte dessa região além de União da Vitória são: Antônio Olinto; Bituruna; Cruz Machado; General Carneiro; Paula Freitas; Paulo Frontin; Pinhão Porto Vitória e São Mateus do Sul. Conheça um pouco sobre cada cidade. A região se destaca pela produção da erva-mate. O turismo náutico é tradição na região que tem o Rio Iguaçu. Bituruna é conhecida como a Capital do Vinho paranaense e tem a maior estátua de Santa do mundo. E logo na entrada da cidade um enorme garrafão de vinho. Em União da Vitória, o Morro do Cristo com a estátua do Sagrado Coração de Jesus, a segunda maior imagem de Cristo. São Mateus do Sul é a Terra da Erva Mate e conta com a Rua do Mate com uma caixa d’água em formato de cuia. A região conta com vários roteiros, como a Rota Sul das Cachoeiras, city tour, passeio de barco, o Roteiro Ucraniano Kalena em União da Vitória, a Rota do Vinho em Bituruna, o Caminho das Delícias e Aventura de Pinhão.
Histórico da região
A região se destaca pela produção da erva-mate. É ali que está a maior produção nacional do tipo nativa e o cultivo se dá no sistema agroflorestal em associação com a mata de araucárias nativas. Então, o passeio para quem gosta de um bom chimarrão, já garante a erva para a cuia. Mas os produtores estão agregando valor e oferecendo outros produtos: infusões, energéticos e cosméticos. Alguns espaços gastronômicos e de hospitalidade desenvolveram receitas que levam o mate como ingrediente. E o produto de São Mateus do Sul já conquistou a Indicação Geográfica no Instituto Nacional de Propriedade Industrial agregando valor e referência à erva-mate.
Colonização
E não é só a erva-mate a bebida que pode ser apreciada na região Sul do Paraná. Bituruna (320 km de Curitiba) é conhecida como a Capital do Vinho paranaense. Ali, várias terras estão em altitudes que ultrapassam os mil metros e a cidade apresenta espaço propício para o cultivo da uva, trazida à região pelos colonizadores italianos em meados do século passado. Quase uma centena de pequenos agricultores cultivam a uva escoada para o processamento nas vinícolas locais. Várias experiências turísticas em torno da uva e do vinho podem ser vividas no município que se organiza nessa temática e já depositou junto ao INPI o seu pedido de registro de Indicação Geográfica a fim de proteger e promover a cultura e a produção de vinho local.
A diversidade de povos que colonizaram a região traz uma mistura cultural que se percebe nas tradições, na religiosidade, nas manifestações culturais e na gastronomia. Várias igrejas históricas guardam a fé dos vários povos com destaque para as ucranianas que tem uma beleza exótica. Descendentes de poloneses, ucranianos, italianos e alemães, caboclos e indígenas, todos contribuem com sua história, sabores e saberes na região Sul do Paraná. É uma viagem a outras culturas sem precisar sair do país.
O turismo náutico é tradição na região que tem o Rio Iguaçu como protagonista. Passeios de barco percorrem as curvas do rio contando a história da região por onde passavam os barcos a vapor carregados de erva-mate e madeira. A represa da usina de Foz do Areia garante superfície de lago para a navegação e prática de esportes náuticos com casas de veraneio em sua orla.
A região é farta em cachoeiras nos vários rios que concorrem para o Iguaçu sendo propícia para esportes de aventura e ecoturismo, principalmente na divisa com a catarinense Porto União.
A oferta de hospedagem e espaços gastronômicos atende ao volume de visitantes havendo boas opções de acomodações e restaurantes.
A região conta com vários roteiros, como a Rota Sul das Cachoeiras, city tour, passeio de barco, o Roteiro Ucraniano Kalena em União da Vitória, a Rota do Vinho em Bituruna, o Caminho das Delícias e Aventura de Pinhão.
Em União da Vitória, o Morro do Cristo com a estátua do Sagrado Coração de Jesus, a segunda maior imagem de Cristo, recebe anualmente cerca de 35 mil visitantes.
Outra atração na cidade é a Estação Ferroviária União, construída metade no Paraná e metade em Santa Catarina (Porto União) junto com a Praça Coronel Amazonas, a Ponte do Arco, o Parque Histórico Iguassú, além de várias cachoeiras.
E a região está organizando o Circuito Interestadual de Cicloturismo do Vale do Iguaçu com aproximadamente 400 km de extensão, a mais longa rota de cicloturismo e a única interestadual do Sul do Brasil que passará por sete municípios e deve estar pronta para o verão: Porto Vitória, União da Vitória, Bituruna, General Carneiro, no Paraná, e Porto União, Matos Costa e Irineópolis, em Santa Catarina.
Acesse www.exposuldoparana.com.br para saber todos os detalhes do evento
PROGRAMAÇÃO
SEXTA
18/11/2022
Solenidade de abertura do Expo Turismo Sul do Paraná
SÁBADO
19/11/2022
08h30 – Rodada de Negócios – Abertura do Salão de Turismo com entidades representativas (corte de fita + apresentação folclórica). (Exposição, feira gastronômica, feira de sabores, aulas show, estande dos municípios, estande das ervateiras, apresentações folclóricas).
14h00 – Apresentações Folclóricas.
14h30 – Talk tour: Transformação Inovação e Selo de Qualidade no Turismo
15h00 – Aula Show (Ucraniano x produtos da agricultura familiar)
16h00 – Aula Show (Polonês x erva-mate)
17h00 – Talk tour: Consórcio Quiriri (cicloturismo)
17h30 – Famtour – Roteiro Ucraniano (com apresentação)
22h – Encerramento do Salão com apresentação Folclórica
DOMINGO
20/11/2022
10h – Abertura do Salão (Exposição, feira gastronômica, feira de sabores, aulas
show, estande dos municípios, estande das ervateiras, apresentações folclóricas). 13h – Início das apresentações Folclóricas
15h00 – Aula Show (Alemão – Steinhaeger)
16h00 – Aula Show (Italiano – queijo e vinho – ex. mesa de frios)
18h – Encerramento do Salão com apresentações folclóricas