Em uma conversa com o jornalista Ivo Dolisnki, ele me destacou a questão dos legados que alguns políticos deixaram na nossa região… Alguns políticos podem até se orgulhar, mas em alguns casos os ‘tais’ legados na verdade são motivos de vergonha. Às vezes pela forma como estes projetos se encontram hoje, noutras pelas dúvidas que existem se tais legados eram realmente para a sociedade ou apenas para o ‘Eulítico’ (político que só pensa nele mesmo).
Pois bem, eu sei que precisamos mudar isso. Eu penso que político tem que apresentar projeto e cuidar para que o projeto não se torne um ‘mico’. Não é só ser pai da criança quando ela nasce, mas se responsabilizar para que o projeto alcance todos os seus objetivos, não fique pela metade, não seja mal feito, não acabe se transformando em nada.
E A VALE?
Eu não posso aceitar que o erro se repetiu. Lembro de um empresário que me dizia, que alguns erros são inadmissíveis. E quando envolve vidas então é mais absurdo ainda. A questão não é apenas bloquear R$ 11 bi. Alguém tem que ser preso e já. Porque se o exemplo houvesse sido dado com os responsáveis pela tragédia de Mariana, isso não estaria acontecendo outra vez. Se naquela vez os caras tivessem sido presos para pagar pela falta de responsabilidade ou incompetência técnica, outros responsáveis técnicos, outros diretores, outros presidentes pensariam duas vezes antes de pensar apenas no dinheiro que estão economizando. E isto não é uma exclusividade da Vale, porque conheço pessoas que trabalharam em outras grandes companhias de mineração e que me garantiram que isso é uma constante…
Se o Brasil quiser ser um país sério, nossos novos governantes tem que começar a mudar o discurso nestes momentos. A coisa tem que vir de cima para baixo…
Não podemos mais uma vez esperar pela justiça que é falha, cega, muda e surda. Mudem aquela ‘mulherzinha’ que representa a justiça para os três macaquinhos, porque daí sim vamos ter um retrato da justiça neste país.