Posso garantir que um é bem diferente do outro. Porto União e União da Vitória, apesar de serem cidades irmãs, são muito diferentes. União da Vitória com um território pequeno, um dos menores do Paraná e com pouca população no interior. Já Porto União, uma vasta área territorial, com uma economia agropecuária bem desenvolvida e um interior bem populoso. A cidade de União da Vitória se espalhou no plano, Porto União cresceu nos morros. A política em União da Vitória é feita com sangue nos olhos. Em Porto União chega a dar sono de tão pacata. O comércio fica em União da Vitória, as residências de luxo em Porto União, e assim as diferenças entre uma e outra podem ser enumeradas em uma página inteira.
Então penso que é difícil alguém que administra Porto União, fazer o mesmo com a mesma tranquilidade em União da Vitória.
JOGANDO VOTO FORA
Já ouvi alguns desnaturados dizendo que apoiarão um candidato a deputado estadual da ‘pqp’, outros que já acertaram com um candidato a deputado federal da ‘conchinchina’ e assim vamos jogando os votos que elegeriam deputados da nossa região fora. A justificativa é sempre as mesmas, uma esmola aqui, umas migalhas ali, e estes paraquedistas tiram as chances de quem trabalharia pela nossa região. E junto vão os projetos, as verbas para as obras tão necessárias para o nosso desenvolvimento. A questão é que a região sul do Paraná e Porto União precisam ter deputados daqui… Que lutem e dêem preferência para o nosso futuro e não de outra regiões.
FAZENDO O VOTO VALER
Para isso é bom que a população conheça quem são os nossos pré-candidatos. No lado de União da Vitória Hussein Bakri para deputado estadual e Santin Roveda para deputado Federal. Em Porto União, a pré-candidata para o cargo de deputada estadual é Mariane Schorr. Federal ainda não temos nenhum nome local. Mas vou fazer um levantamento de quem trouxe mais verbas para nossa cidade e divulgar aqui.
E para aqueles que acham que votar em candidatos locais é perder o voto, digo que mais de 90% dos candidatos a deputado estadual e federal que eram de fora e receberam votos aqui também não se elegeram. Então entre ‘apostar’ em quem vem roubar nossos votos, prefiro dar para quem eu conheço.