O Iguassú entrevista os prefeitos eleitos de General Carneiro e Cruz machado, confira entrevista e conheça as novas lideranças da região

91 views
10 mins leitura

A relação das cidades gêmeas com Cruz Machado e General Carneiro é uma das mais importantes parcerias econômicas de Porto União e União da Vitória, sendo essencial no desenvolvimento da região. Por isso, O Iguassú entrevistou Joel Ferreira, novo prefeito de General Carneiro, e Antônio Szaykowski, novo prefeito de Cruz Machado, para conhecermos mais sobre os novos líderes das cidades vizinhas.

                Joel Ferreira é um empresário de 54 anos filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Ele foi eleito com 37,4% dos votos válidos para representar General Carneiro pela segunda vez nos próximos quatro anos, já tendo exercido o cargo de prefeito na administração 2013-2016. Segundo ele, os desafios mais graves que enfrentará em sua gestão são saúde pública e as estradas rurais, “Esses são os dois desafios que iremos trabalhar muito para organizar. Saúde já estamos trabalhando, vamos abrir os postos de saúde e colocar farmacêuticos para que você se consulte e saia medicado”, afirmou. Para Joel, o futuro da cidade “é priorizar a saúde pública, educação. Temos várias escolas pequenas que não são adequadas para as crianças. Já estou vendo a situação de uma escola nova para o ensino fundamental. A prioridade da minha administração é saúde pública, deixei isso claro na minha campanha. Vou trabalhar os quatro anos para reestabelecer todo o sistema que tínhamos de laboratório e raio x. O primeiro passo é reestabelecer os postos, e o segundo é readequar, reequipar e reabrir o hospital, para que as cirurgias, o laboratório e o raio x volte”, disse. Também afirmou que saúde, educação e infraestrutura são os pilares de qualquer administração.

                Sobre o legado que deixou em sua primeira gestão e o legado que pretende deixar na atual gestão, Joel relatou que, “Na vez passada deixamos 200 casas populares, é o grande legado da minha administração. Tivemos muitas e muitas construções, nossa avenida foi um marco histórico, deixamos ela muito boa, aos olhos de todos. Agora, na nossa administração atual, queremos desenvolver a agricultura familiar e assentamentos, o agronegócio vai ser muito bom para o nosso município. O legado também será saúde pública. Eu visitei todas as casas no município e o grande pedido é saúde pública”, segundo Joel, que reafirma que seu grande legado será reabrir o hospital e reorganizar a saúde como um todo.

                Para Joel Ferreira, o objetivo vital da infraestrutura será manter estradas em situação razoável, “Hoje se encontram bem danificadas, sem manutenção, então temos que fazer um plano de emergência para os pontos críticos e não parar, temos estradas que fazem 4 ou 3 anos que não recebem manutenção. General Carneiro tem 2,5 mil quilômetros de estradas, então imagine o trabalho que tem”, falou. Em seu mandato anterior, Joel tinha ganhado uma escola “padrão de primeiro mundo”, com refeitório, biblioteca, doze salas, banheiros adequados, quadra, etc. Todavia, “ela ficou 4 anos parada, não deram importância, e nós já resgatamos. Vamos dar um ensino de qualidade para essas crianças, estamos trabalhando para isso”, disse Joel.

                “A urbanização da cidade é um ponto muito importante. Temos muitas ruas sem calçamento ainda, e é um sonho meu que quando entregar meu mandato todas as ruas da cidade estejam calçadas com esgoto de chuva. Somos um dos melhores municípios com esgoto tratado do Paraná, beirando 50%”, afirmou Joel, que disse pretender contratar de 15 a 20 mil metros de esgoto para a cidade, “que nos faria pular para 75% de tratamento”. Concluiu afirmando que a prioridade na urbanização é cobrir as ruas da cidade com asfalto e tratar o esgoto, coletar a água da chuva e melhorar as calçadas de passeio, trabalhando com proprietários para dar importância aos passeios onde o povo caminha, pois com o grande tráfico de veículos já não se consegue andar na rua.

                Antônio Luis Szaykowski foi eleito prefeito por 40,3% dos votos válidos de Cruz Machado. Filiado ao Partido Social Democrático (PSD), o servidor público de 49 anos concedeu entrevista ao O Iguassú, revelando os planos e objetivos para seu mandato. Segundo ele, “Os maiores desafios da nossa gestão serão reorganizar todas as secretarias e os serviços, para que sejam de qualidade para toda a população, em todas as áreas. Mas principalmente, resolver o problema dos precatórios, que somam um montante astronômico para ser pago”, relatou. Também disse que a sua marca pessoal é “moralizar a gestão, colocando cada um em seu devido lugar de forma tranquila e responsável, e buscar o equilíbrio das contas públicas. Portanto, meu foco é nessas três situações, resolver o problema financeiro, buscar o equilíbrio das contas públicas e moralizar a questão”, explicou.                 Os principais objetivos da gestão, segundo Antônio, são a reestruturação das secretarias para prestar um bom serviço à população, além de cuidar da infraestrutura, da saúde, da educação e das estradas principais, padronizando-as com um modelo para escoar a produção. Outros objetivos também são “Reorganizar o sistema de saúde, dando todas as condições de atender bem a população e diminuindo as filas, levando serviços de qualidade às famílias”, disse. Também afirmou a importância da formação permanente do magistério com condições de trabalho, “para que possamos cuidar bem das crianças da escola, discutindo através de audiência pública o funcionamento da escola nova”. Antônio também salientou a necessidade de proteger a agricultura familiar, com parcerias importantes e programas de apoio à agricultura para incentivar a produção da soja, do leite, do mate, do tabaco e todos os outros setores agrícolas que formam um importante pilar da economia do município. Para o novo prefeito, também é essencial “cuidar da infraestrutura com projetos audaciosos, buscando recursos e financiamentos, melhorando os acessos, a infraestrutura do centro. Hoje, nosso centro está ultrapassado. Um portal nas estradas de acesso à cidade também é necessário para identificar o município maior produtor de erva mate sombreada do mundo, já temos esse título. Também cuidando da parte de urbanismo de forma geral, com um profissional para cuidar de projetos. As nossas principais ideias do plano de governo são essas, modernizar a nossa gestão, moralizar, equacionar as contas públicas e poder cuidar bem de todos os setores, deixando um grande legado”, afirmou.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Ciocco Riquezas Regionais: Sorvetes com a cara da nossa região

Próxima publicação

Lademir Arcari, novo prefeito de Irineópolis, concede entrevista exclusiva ao O Iguassú, confira