O FIM DAS ENCHENTES

/
71 views
4 mins leitura

Três explosões por dia em dois pontos distintos e trabalho ininterrupto de escavação são os únicos caminhos para abrir um túnel de 1,2 quilômetro de extensão e 8 metros de altura Ele ficará 62 metros abaixo do nível da vida urbana, na cota máxima, e vai evitar, de uma vez por todas, as enchentes que são parte da história do município e que já geraram perdas sociais e financeiras incalculáveis para os moradores.
As obras partem de duas frentes e vão se encontrar no miolo. O investimento do Governo do Estado do Paraná é de R$ 29 milhões nesse projeto, inédito em uma cidade do Interior do País.
‘Essa é uma obra debatida há muitos anos dentro do município e que resolverá os problemas com as cheias dos rios que passam no perímetro urbano.’, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Segundo o prefeito a cidade perdeu muitos investimentos ao longo da história com problemas das enchentes. “Esse projeto é um marco na história do Paraná. Estamos construindo um túnel, escavado em rocha para acabar com as cheias. Geralmente os túneis são rodoviários e ou para geração de energia”, afirma.
O túnel é a primeira fase da estratégia de contenção, que engloba investimento total de R$ 50 milhões. Há, ainda, outras duas etapas.
A segunda etapa será a construção de uma barragem com as rochas retiradas do túnel fora do perímetro urbano.
O ciclo de escavação do túnel é composto por perfuração na rocha com jumbo (máquina de perfuração projetada para esse tipo de obra), processo que leva entre duas e três horas; e carregamento dos explosivos nos buracos estratégicos, executado a partir de um caminhão bombeado, ou seja, o material só se torna efetivamente explosivo depois de misturado já dentro do túnel, processo que demora mais uma hora.
“O túnel é um projeto pioneiro no Paraná. Criamos um canal novo e ao mesmo tempo uma solução duradoura”, complementa José Luiz Scroccaro, diretor de Saneamento e Recursos Hídrico do Instituto Água e Terra.
O único detalhe de todo este texto que copiei do site do governo do Paraná, é que este túnel não é o projeto de Claudino Berlatto para acabar com as cheias do Rio Iguaçu em União da Vitória. Esta obra está sendo realizada em Francisco Beltrão, exatamente igual ao projeto daqui.
Mas lá eles tem um deputado estadual que defende a região, não é. Aqui a gente só tem um suplente que acha que nós somos idiotas e dá esmolas com dinheiro dos outros.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

EFEITO DA PANDEMIA

Próxima publicação

PREÇO QUE SOBE