O grande mestre nos ensinou: “Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso. Mas se os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas”. Esse é um ensinamento primoroso para os dias atuais, pois um olhar sem brilho pode nos afastar de quem mais amamos.
Seus olhos podem ser a principal arma para desarmar os inimigos e a maldade, mas também podem ser um poderoso aliado para a amorosidade sem fim.
O mundo está carente de afeto e atenção. Com nossos olhos, conseguimos ver os pequenos defeitos dos outros e não percebemos os grandes que se encontram dentro de nós mesmos.
Se mudarmos a forma de olhar, poderemos ter uma vida com mais qualidade, além de transformar a vida de quem precisa de um olhar que lhes dê a paz e a tranquilidade de que tanto merecem, apenas mudando alguns hábitos diariamente.
Habitue-se a ter um bom olhar para todas as coisas visíveis e invisíveis, para as pessoas do seu entorno, procurando encontrar nelas as suas virtudes ao invés dos seus defeitos, distribua alguns elogios ao invés de críticas, aceite mais e censure menos, procure dar mais atenção do que evitar a presença. Quando encontrar alguém que está triste, fixe seu olhar envolvendo-o numa vibração de conforto e de alegria. Ao observar que alguém está nervoso e irritado leve seus olhos numa vibração de calma e de paz, e para quem lhe pareça ser do mal, envolva em um olhar de vibração, luz e de amor.
O bom olhar é tão importante que até um cão raivoso se acalma com a presença de um olhar amoroso. Pensar antes de agir é um excelente exercício para evitar uma consequência maior, porém o olhar não limita o pensamento, ele é instantâneo e deve ser observado diariamente em tudo o que fizemos. Quando não exercitamos o bom olhar podemos enxergar ou transferir imagens que não desejamos, e se não desejas a ti também não transfira aos outros.
Comece já o exercício do bom olhar e verás o mundo muito melhor a sua volta.
Até a próxima!