Vamos lá, fiquei brincando ontem um pouco com números sobre a Covid19 para entender um pouco melhor o que há por detrás de algumas notícias. Vamos ter um outro ponto de vista…
O destaque negativo dos últimos dois dias da mídia ´confiável´ do Brasil é que já somos o segundo país com maior número de contaminados, perdendo apenas para os EUA. Só que precisamos entender que essa é é uma informação que precisa ser avaliada em conjunto com outros dados, senão ela perde a seriedade. Isso ninguém diz, pois se considerarmos que a população tem que atingir um patamar X (não sei ao certo – tem 10 especialistas diferentes dizendo números diferentes) para que então a doença comece a ter uma redução nos números, podemos dizer que estamos muito bem.
Como os ‘especialistas’ dizem, nossos números aqui no Brasil são subestimados, então o número real de contaminados no país já deve ter passado da casa do milhão. E então vamos nos comparar com a China. A China teve pouco mais de 82 mil casos, mas é um país que tem mais de 1,39 bilhão de pessoas. Então quanto tempo a China terá que manter políticas de isolamento ou até mesmo quarentena para que toda esta população tenha contato com o vírus e volte às suas vidas normais? Ou vocês acham que os chineses vão viver com as fronteiras eternamente fechadas para que o vírus não chegue mais lá. Mas foi lá que começou tudo…
E se a vacina demorar mais do que um ano para ficar pronta? E quando as fronteiras se abrirem de novo por lá, o vírus voltará a criar o caos naquele país?
Agora vamos para outro número, o número de mortes por habitantes. O Brasil tem uma morte a cada 8868 habitantes. A Inglaterra tem uma morte a cada 1511,a Itália tem uma morte a cada 1831 habitantes, a Suécia tem uma morte a cada 2430 habitantes… E vejam que a Suécia fez um isolamento bem suave. Quem está pior??? Estamos longe do número de mortes que países desenvolvidos apresentam. É claro que nossos números serão grandes, serão muito maiores do que de outros países, mas vejam o tamanho da nossa população…
Quero deixar claro que a COVID19 é uma doença que tem que ser levada à sério, mas que a forma como as notícias que nossos grandes jornais e tvs estão divulgando não podem ser levadas à sério.
Acessem os dados dos Cartórios de Registro Civil no link abaixo:
https://transparencia.registrocivil.org.br/especial-covid