A Vigilância Sanitária de General Carneiro encontrou mais dois novos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, na manhã desta quarta-feira (30). Os agentes identificaram a larva do Aedes Aegypti em uma residência na área central do município.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária, Aline Furtado, a partir da identificação, foi iniciado o processo de delimitação de foco, que compreende um raio de 300 metros a partir do local.
Dentro desta área delimitada, os agentes de combates a endemias, estão realizando inspeções nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais. O intuito é acabar com possíveis novos focos e informar a população da importância de eliminar todo tipo de material que possa vir se tornar um depósito de água parada.
Algumas dicas para evitar o depósito de água e o combate ao Aedes Aegypti:
– dar o destino correto a pneus;
– armazenar garrafas com o gargalo para baixo;
– tratar corretamente a água de piscinas;
– checar os objetos que ficam ao ar livre (no pátio) após as chuvas;
– usar repelentes, com reaplicações a cada 3 ou 4 horas.
Nos cemitérios, os vasos de flores devem ser virados para baixo quando estiverem vazios. Os pratos que ficam embaixo deles e os plásticos decorativos devem ser retirados, pois facilitam o acúmulo de água. O lixo gerado deve ser depositado no local adequado.