Três empresas disputam obra rodoviária em União da Vitória - DER/PR realizou nesta terça-feira (07) a sessão de abertura de envelopes de preços da obra de estabilização de taludes da PRC-466 em União da Vitória, região SuL -

Nova etapa de licitação de obra rodoviária em União da Vitória tem data marcada

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DER/PR já analisou as propostas de preços e agora vai abrir os envelopes de habilitação das participantes. Obra vai acabar com queda de rochas em segmento da rodovia PRC-466.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou o resultado da análise das propostas de preços da licitação da obra de estabilização de taludes da PRC-466 em União da Vitória, região Sul. Foram classificadas as três participantes para a próxima etapa, a abertura de envelopes com documentos de habilitação, marcada para o dia 23 de junho: Compasa do Brasil Distribuidora de Derivados de Petróleo Ltda., com proposta de R$ 4.275.416,18, Gaissler Moreira Engenharia Civil Eireli, com proposta de R$ 4.484.074,63, e Engemassa Engenharia e Construção Eireli, com proposta de R$ 4.659.284,68.

A publicação, em diário oficial e no portal Compras Paraná, também deu início ao prazo para interposição de recursos, até o dia 20 de junho. A licitação é na modalidade Concorrência Pública, em que o vencedor é definido pela proposta de preço mais vantajosa à administração pública e pela habilitação dos documentos exigidos em edital.

A obra será próxima à Ponte Manoel Ribas, também chamada Ponte do Arco, local conhecido no município como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente bloqueado para o tráfego de veículos pesados.

Está prevista a adequação do maciço rochoso próximo à PRC-466, que passará por detonações, cortes e escavações até se tornar um talude com inclinação segura, com duas banquetas (plataformas horizontais) e uma proteção com concreto projetado sobre tela em sua base.

Além das melhorias para prevenir a queda de rochas, o segmento da rodovia no local será deslocado em cerca de cinco metros, ficando próximo ao novo talude e ajudando em sua estabilização. Ela terá duas pistas de rolamento de 3,60 metros cada, com faixas de segurança de um metro nos lados externos, uma ciclovia de 2,70 metros e um gradil para proteção dos pedestres do lado esquerdo da pista.

Tanto para o talude quanto para a rodovia serão executadas soluções de drenagem, entre elas dreno sub-horizontal em rocha, bueiros, sarjetas de concreto, valetas e drenos longitudinais. Entre a rodovia e o Rio Iguaçu serão implantados muros de gabião, associados a valetas de concreto e descidas d´água.

Por último será refeita a sinalização horizontal e vertical do trecho. O prazo de execução da obra é de seis meses, após concluída a licitação e assinado o contrato.

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