Três Barras do Paraná terá nova captação e estação de água -

Nova estação de tratamento de Três Barras do Paraná garante água com qualidade até 2050

/
276 views
2 mins leitura

Além de ampliar a capacidade de produção de água do sistema em 50%, as obras em andamento na cidade visam melhorar a eficiência e a segurança operacional do sistema de abastecimento da cidade.

O Rio Barra Grande será o novo manancial de abastecimento na cidade de Três Barras do Paraná, no Oeste do Estado. A Sanepar está implantando as obras de captação e construindo uma ampla e moderna estação de tratamento de água, que deverá atender a demanda até 2050. Além de ampliar a capacidade de produção de água do sistema em 50%, as obras visam melhorar a eficiência e a segurança operacional do sistema de abastecimento da cidade.

“A Sanepar projeta seus investimentos se antecipando às necessidades das cidades e da demanda da população. As obras em Três Barras foram planejadas e projetadas para acompanhar o crescimento da cidade pelos próximos 30 anos”, destaca a gerente geral da Sanepar, Rita Camana.

Os investimentos de R$ 13,9 milhões contemplam ainda 7,5 mil metros de adutora e três estações elevatórias que irão garantir o transporte da água do Rio Barra Grande até a estação de tratamento. A nova unidade terá capacidade para tratar 30 litros de água por segundo. Em anexo, está sendo construída também uma estação de tratamento do lodo resultante do processo, com lagoas de decantação e sistema de reuso para melhor aproveitamento da água.

O novo empreendimento vai permitir que a Sanepar desative as atuais unidades de captação e de tratamento da cidade, que utilizam o Rio Trigolândia para abastecimento. O manancial foi bastante afetado pelas últimas estiagens, tendo apresentado redução de vazão que inviabilizaram o atendimento regular da demanda da cidade naquele período. A previsão é a de que todo o complexo de captação e tratamento entre em operação a partir de janeiro do próximo ano.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Com avicultura em destaque, Paraná já produziu 4,87 milhões de toneladas de carne neste ano

Próxima publicação

Fazenda divulga calendário do IPVA 2023 e disponibiliza mais opções para pagamento