A nova ala do prédio da Prefeitura Municipal de Porto União teve início a partir de uma sanção aplicada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) à Sanepar. O valor dessa penalidade deveria ser convertido em obras para benefício da comunidade, dentre elas a construção de uma sala de educação ambiental.
Pensando em otimizar os recursos dando maior utilidade à sala e observando a necessidade de ampliação das dependências do prédio da Administração Municipal, em junho de 2016 foi aberto processo licitatório para obra que complementaria a construção da sala de educação Ambiental com mais outras salas.
A primeira licitação não logrou êxito já que a empresa vencedora não conseguiu habilitação jurídica desistindo da obra. A segunda licitação ocorreu em fevereiro de 2017 e também não foi possível dar início às obras já que a empresa vencedora alegou não ter capacidade de execução e desistiu do processo. Nova licitação foi aberta em abril de 2017 quando as obras enfim puderam ser iniciadas.
A nova ala tem 564,45 m2 e, além de conter a sala de educação ambiental, ainda conta com mais 5 ambientes que serão ocupados pelos funcionários que hoje estão em dependências alugadas, como Recursos Humanos, Licitação, Compras e arquivo. Ou seja, maior economia para o município.