jorge-schwartz

NESTE DIA DAS MÃES, NÃO DE SÓ PRESENTE!

/
797 views
6 mins leitura

Como eu falo e escrevo há mais de meio século, o melhor presente que você pode dar a sua mãe é levantar antes dela (raro), fazer um café, cortar uma fatia de pão, passar mel, margarina ou manteiga que ela gosta, cortar uma rodela de linguiça ou mortadela e, ao lado desta primeira refeição, uma flor. Está aí o maior presente que você pode fazer para alegrar sua mãe, que durante décadas lhe cuidou durante todas as horas de sua vida.

WOTROBRA – UM MESTRE INTERNACIONAL, SABE QUEM É?

Esteve visitando nossas cidades para rever amigos, ouvir e contar histórias, o ex-jogador de basquete, mas virtuosa do violão, piano e bandolim. Para quem não se lembra ou não é daquela época, José Acácio embora natural de Palmas, aos 04 anos já fixou residência em nossas cidades e começou sua carreira de musico e basqueteiro.

No basquetebol fundou o “JABURAM”, que à época reunia os novos talentos que despontavam na bola ao cesto como Menon, Sebinho, Kozinho, Neizinho, Wili, entre outros. Mas, nesta época, desenvolveu também o seu extraordinário talento para a música. Começou com o Bandolim, para quem não sabe tocou na inauguração da rádio Colmeia em 1956 e, na sequência, formou uma banda de nome “Marajó”. Aos 17 anos desenvolveu suas habilidades no piano, bandolim e violão, que já tocava. Seu talento era muito grande à época para nossas pequenas cidades.

Como também era um grande jogador de basquete, apesar da baixa estatura, foi convidado por Blumenau para se transferir àquela cidade. Lá além do basquete e voleibol, passou a ser diretor artístico da primeira emissora de televisão de Santa Catarina, a TV Coligadas do canal 3. Afora, aulas de violão que dava em seu quarto de hotel, também dava shows no Bela Vista Country Club e daí em diante tornou-se cidadão do mundo.

Em 1982 teve uma espécie de turnê internacional. Foi para tocar no hotel Majestic em Roma, por incrível que pareça, indicado pelo presidente do Paraguai à época, Alfredo Strossner.  Daí emendou para alguns países, tocando em alguns navios de cruzeiro pela Grécia.

Isso é apenas um resumo do maestro e jogador de basquete natural de Palmas, que adotou e foi adotado pelas cidades gêmeas do Iguaçu.

No ano de 1966 este colunista foi considerado a revelação dos jogos abertos da cidade de Lages no basquete. Um ano depois, graças ao auxilio e indicação do maestro Zé Acácio como é conhecido, me transferi para Blumenau onde formamos a maior seleção de basquetebol de todos os tempos, sendo vice-campeão dos jogos abertos na cidade de Mafra (1968), com uma cesta histórica quando o cronometro já havia terminado a partida, a bola já havia sido lançada do meio do campo por uma lenda de Joinville chamada Ivo, e acabou caindo. Perdemos o título por 01 ponto em uma bola milagrosa.

Seja bem-vindo maestro.

RAPIDINHAS 01

Meu trabalho social com apoio de alguns empresários (três) encontrou mais um colégio extraordinário para a escolinha de basquetebol feminino. Trata-se da escola básica Nilo Peçanha na divisa com União da Vitória, onde fomos muito bem recebidos pela professora Cleia e professora de Educação Fisica Ana, que nos abriu as portas do ensino fundamental, sendo que na primeira aula compareceram 28 crianças de 10 a 12 anos. Minha auxiliar direta e ainda grande jogadora, a acadêmica Natalia, já ministrou o ensinamento dos primeiros fundamentos do basquete.

RAPIDINHAS 02

Pedi ao mestre Zé Acácio que desse para esta coluna a sua seleção local de todos os tempos, sendo ela: Menon, Ronaldo (in memoriam), Jorge, Tavinho, Saulo Pimpão, Rubens Otto, Itararé e Renato Otto (in memoriam).

Também, Zé se lembra da primeira e única medalha de bronze conseguida por Porto União no segundo jogos abertos de Santa Catarina em Florianópolis (1961).

RAPIDINHAS 03

Continua os absurdos e ilegalidades do STF “02”. Agora o ativista ministro Alexandre de Moraes resolve aplicar uma multa de R$ 405 mil reais ao seu desafeto, Daniel Silveira. É preciso mudar, futuramente, com um novo Congresso eleito pelo povo, a forma da escolha e durabilidade dos membros do STF.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

100 MIL

Próxima publicação

UMA BOMBA CHAMADA MÃE