NA SEMANA INTERNACIONAL DA MULHER, ENTREVISTO UMA.

/
182 views
6 mins leitura

EM 1992 VOCE JÁ ERA UMA JOVEM MULHER DE ATITUDES FORTES. TEVE UM FILHO QUE PODE SE DIZER “UMA PRODUÇÃO INDEPENDENTE”. À ÉPOCA, COMO REAGIU AOS QUESTIONAMENTOS?

R: Na verdade, não foi bem uma produção independente. Tínhamos um bom relacionamento e, mesmo após a gravidez tive todo o apoio da família, o pai sempre me deu todo o suporte necessário, porém apenas não casamos como era costumeiro.

VOCE TEM OPINIÕES FORTES E NÃO AS ESCONDE. FOI ASSIM NO LAMENTÁVEL EPISÓDIO DO PREFEITO ELISEU, QUANDO INSANAMENTE RETIROU O ÔNIBUS DA CRIANÇADA E O PIOR… DECLAROU QUE: “NÃO VOU PAGAR AS FESTAS DAS ATLETAS COM DINHEIRO DO POVO”. TAMBÉM, ANOS ATRÁS, CRITICOU POR NÃO CONCORDAR COM O “AUXÍLIO MORADIA” DO RIQUÍSSIMO JUDICIÁRIO DO BRASIL. MAS, ANO PASSADO, NAS ELEIÇÕES FOI CONVIDADA PARA PARTICIPAR NA VEREÂNCIA. DESISTIU. POR QUE?

R: Como fui e ainda sou atleta de basquetebol (Master) e comecei nas bases, escolinhas, sei do benefício social e na formação da verdadeira cidadania que o esporte proporciona para as atletas, principalmente as menos favorecidas. Sempre defenderei o esporte. Quanto ao judiciário, acho um absurdo tal auxílio aos juízes que tem residência própria, que residem em casa própria na Comarca aonde trabalham. A contrário sensu, quem mora em Comarca diferente, aí sim o Estado deveria auxiliar estes magistrados. Em relação a vereância, não me senti preparada, pois para tanto há necessidade de um mínimo preparo para assumir tal cargo, não sendo apenas mais um em busca de um salário confortável.

FALA-SE NO ATUAL EMPODERAMENTO DAS MULHERES. TODAVIA, ELAS CONTINUAM RECEBENDO A METADE DO QUE GANHA OS HOMENS, OCUPANDO A MESMA FUNÇÃO. O FEMINICÍDIO CONTINUA EM ALTA. NÚMERO DE PREFEITAS, VEREADORAS, DEPUTADAS, SENADORAS É MUITO BAIXO. QUE EMPODERAMENTO É ESSE?

R: Infelizmente no Brasil ainda presenciamos uma cultura essencialmente machista. Felizmente, a visão deste quadro está mudando, pois nos últimos anos as mulheres têm tido um maior crescimento em cargos de chefia e buscando cada dia mais seu lugar nesta “tal sociedade machista”. Em relação ao feminicídio, o Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo, mesmo após a Lei Maria da Penha que é do ano de 2006 (15 anos), 90% das mulheres que morrem no feminicídio são por violência doméstica, que é um verdadeiro absurdo.

CITE UMA PERSONALIDADE FEMININA NA CIDADE, BRASIL E MUNDO.

R: A nível local, minha mãe, Sra. Cleonilde Furlan. A nível nacional, a Sra. Zilda Arns (in memorian). Por fim, a nível mundial, a apresentadora Oprah Winfrey e Madre Tereza de Calcutá.

Na mesma linha, quem você ouve?

R: Eu escuto Raul Seixas, Red hot Chili Peppers e um bom “pagodinho”.

VOCÊ FOI UMA DAS MAIORES JOGADORAS DE BASQUETEBOL DAS CIDADES E DO ESTADO. FORME SUA SELEÇÃO IDEAL LOCAL DE TODOS OS TEMPOS.

R: Sonia (in memorian), Nayara, Ana Stela, Karina, Rossana, Elizir (in memorian), Marcia e Andreia.

QUAL A VITÓRIA INESQUECÍVEL QUE ATÉ HOJE MARCOU SUA VIDA NA CARREIRA BASQUETEBOLÍSTICA?

R: Sem dúvida foi nos famosos jogos da primavera em Ponta Grossa/PR, quando na final contra a poderosíssima equipe do Colégio Regente Feijó, no famoso ginásio de esportes Borell Du Vernay, quando conseguimos vencer na segunda prorrogação com apenas três atletas em quadra, contra doze (cinco jogando) do Regente. Ao final de tantas emoções e perspectivas, até a torcida local entendeu nosso heroico esforço e determinação e nos aplaudiram em pé. O nosso time era: Mauren, Andreia Gonzaga, Simone Ferreira, Mariza Sas e Cleia Bugdol. Técnico professor Jorge Schwartz.

ISTO (A ENTREVISTA) É UM POUCO DA HISTÓRIA DE UMA MULHER DE VALOR, NATURAL DE UNIÃO DA VITÓRIA, CUJA AS RAIZES DE SUA FAMILIA ATÉ HOJE ESTÃO FINCADAS EM NOSSA REGIÃO. É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO POR TODAS OUTRAS DA ADOLESCÊNCIA ATÉ A FASE ADULTA, ONDE É TEMPO PARA TUDO. MAUREN OHARA FURLAN DEFENDEU DIVERSAS CIDADES, ALÉM DE PORTO UNIÃO E UNIÃO DA VITÓRIA, SOUBE CONCILIAR ESPORTE, ESTUDOS E A TAL NECESSÁRIA MATURIDADE NA SUA FASE PRÉ-ADOLESCENTE. MAUREN É IRMÃ DA JUÍZA JEANE CARLA FURLAN E DA EMPRESÁRIA NAYARA.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

O MUNDO ESTÁ NO AMANHECER NEGRO

Próxima publicação

MULHER