A manhã desta quarta-feira, 09, marcou um momento histórico para a Diocese de União da Vitória. Foi publicada pelo Vaticano, após a assinatura do papa Francisco, o ofício nomeando o novo bispo para Diocese de União da Vitória.
O escolhido é um mineiro, o Monsenhor Walter Jorge Pinto tem 55 anos e atualmente atua como pároco da paróquia São José Operário em Barbacena (MG), que pertence à arquidiocese de Mariana (MG).
A notícia foi publicada oficialmente no Boletim de Imprensa da Santa Sé e divulgada pela Diocese, às 9h da manhã, horário que corresponde às 12h em Roma.
Natural da cidade de Ubá (MG), padre Walter nasceu em 12 de fevereiro de 1963. Ingressou no Seminário São José, na arquidiocese de Mariana, em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. Fez a convalidação do curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), por meio do Seminário Santo Antônio, da arquidiocese de Juiz de Fora. Padre Walter é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), onde também cursou o mestrado na área de Fitotecnia. Sua ordenação diaconal foi no ano de 2001. No ano seguinte, foi ordenado presbítero na arquidiocese de Mariana.
Em sua trajetória, foi pároco da paróquia de São João Batista, em Viçosa, administrador paroquial da paróquia de São Sebastião, em Pedra do Anta (MG), e vigário paroquial na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa. Membro do Colégio dos Consultores da arquidiocese de Mariana, padre Walter também assessora a Pastoral Familiar. Por três anos foi vigário episcopal. Também atou como representante dos presbíteros, membro do Conselho Presbiteral, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviou uma saudação ao monsenhor Walter Jorge Pinto.
Saudação da CNBB ao monsenhor Walter Jorge Pinto
Estimado irmão, monsenhor Walter Jorge Pinto,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) congratula-se pela escolha do Santo Padre, o Papa Francisco, de nomear-te bispo da diocese de União da Vitória, no estado do Paraná. Na alegria deste pastoreio a ti confiado, oferecemos nossas orações para que o Espírito Santo continue a te guiar na missão.
Quero unir-me também à jubilosa alegria de todo o povo de Deus da Diocese de União da Vitória, que recebe novo pastor. Agradeço ao padre Mário Fernando Glaab pelo empenho em auxiliar a Igreja neste período. Dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, a diocese de União da Vitória está entregue ao coração do Bom Pastor, como nos recorda o Papa Francisco, ao ensinar que este não é apenas o coração que tem misericórdia de nós, mas é a própria misericórdia.
Durante a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, em 2016, o Santo Padre indicou que somos ungidos para estar perto do povo concreto que Deus, através da Igreja, nos confiou. “Ninguém fica excluído do seu coração, da sua oração e do seu sorriso. Com olhar amoroso e coração de pai acolhe, inclui e, quando tem que corrigir, é sempre para aproximar; não despreza ninguém, estando pronto a sujar as mãos por todos. […] Com paciência, escuta os problemas e acompanha os passos das pessoas, concedendo o perdão divino com generosa compaixão. Não ralha a quem deixa ou perde a estrada, mas está sempre pronto a reintegrar e a compor as contendas. É um homem que sabe incluir”.
Que sua ação missionária, amadurecida nas férteis terras da arquidiocese de Mariana (MG), continue a enriquecer a Igreja no centro sul paranaense.
Em Cristo,
Brasília-DF, 09 de janeiro de 2019
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-geral da CNBB