Memorial Pintor Amadeu Bona é inaugurado em União da Vitória

1332 views
6 mins leitura

Memorial Pintor Amadeu Bona é inaugurado em União da Vitória,

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

A Prefeitura de União da Vitória, realizou na manhã desta segunda-feira, 21 de dezembro, a inauguração do Memorial Pintor Amadeu Bona, que está localizado na rua Dr Carlos Cavalcanti, próximo da Estação União. A ideia de fazer o Memorial foi apresentada a Secretaria Municipal de Cultura e tendo aprovação por parte de Câmara de Vereadores do município.

A solenidade ocorreu às 11h, com a presença do prefeito Santin Roveda, do ex-secretário de Cultura e vice-prefeito e prefeito eleito de União da Vitória, Bachir Abbas, do presidente da Câmara de Vereadores Ricardo Adriano Sass, além de artistas e da família do senhor Amadeu Bona.

A ideia de fazer a Paleta que é o instrumento utilizado pelo pintor para colocar a sua pinta ao fazer a obra partiu da Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona, e a arte de fazer a Paleta foi do Mosaicista Luís Fernando Tracz (Zico). Em sua fala para a comunidade o filho do pintor Amadeu Bona, o empresário e pintor Beto Bona, só teve palavras para agradecer. “Só tenho palavras para agradecer a Prefeitura de União da Vitória a Câmara de Vereadores que aprovou o projeto de lei para a homenagear e quero destacar o trabalho incansável da professora Ivanira Olbertz que fez de tudo para este dia tão especial para mim e minha família que sabemos a importância que o meu pai fez em nossas cidades. Só temos palavras para agradecer”, disse Beto Bona muito emocionado.


A praça foi toda revitalizada, recebendo um novo calçamento de paver e seguindo as determinações das normas ABNT de acessibilidade, novos bancos, lixeira, iluminação. O prefeito Santin Roveda, afirmou que ele e o vice-prefeito e prefeito eleito Bachir Abbas, trabalharam muito nos quatro anos em prol de valorizar a cultura e o turismo de União da Vitória. “Sabemos que estamos vivenciando um ano atípico devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), mas não podemos deixar de cuidar e valorizar a nossa história na cultura e no turismo. Nestes quatro anos de trabalho eu e o Bachir Abbas, fizemos o que pudemos e para valorizar a história de União da Vitória, como a recuperação da Casa da Família Amazonas, os pontos turísticos, o Cine Teatro Luz e hoje a inauguração do Memorial Pintor Amadeu Bona, que foi um grande artista e que fez o nome de União da Vitória se destacar com o seu trabalho. Estamos jogando a nossa história para o alto e que seja conhecido por todos”, declarou Santin Roveda.

“Estamos felizes em estar entregando mais uma obra e um sonho que vira realidade em União da Vitória. Para mim é uma satisfação fazer está homenagem, pois minha família e eu pudemos diariamente ter contato com Amadeu Bona, que tinha a sua loja próxima da nossa. Estamos fazendo uma justa homenagem para uma pessoa que fez o melhor para o nosso município”, finalizou Bachir Abbas.

A praça já está aberta para a população ver a obra e com segurança pode fazer foto na Paleta.

Amadeu Bona:

Amadeu Bona nasceu em 13 de setembro de 1925, na localidade de Doutor Pedrinho, no Vale do Itajaí. Em 1934, passou a residir em Rio dos Cedros, onde recebeu os primeiros ensinamentos escolares. Estudou no Seminário São Paulo, em Ascurra e em 1942 passou a trabalhar como entalhador em uma indústria de artefatos de madeira, em São Bento. Dois anos depois, veio para Porto União, onde trabalhou como desenhista em uma indústria também de artefatos de madeira. Aqui, constituiu família e uma vasta obra que hoje é conhecida não só no Brasil, mas também no exterior. Artista incansável pintou milhares de quadros, tendo como tema principal a natureza dos campos gerais, elemento que fez dele o “pintor dos pinheirais”. Amante das artes em geral, com interesse especial pela música e pela pintura, Amadeu Bona foi reconhecido ainda em vida sendo homenageado pelos municípios de Porto União e União da Vitória, bem como por instituições locais. Com várias exposições na região do vale do Iguaçu e fora dela, Bona saiu do corpo físico em dezembro de 2000, mas continua vivo em cada obra que produziu.








,

Publicação anterior

Comunicado: recesso do fim de ano na Saúde de União da Vitória

Próxima publicação

TRANSIÇÃO DE GESTÃO