O Biomatrop 4ui contém o hormônio somatropina que auxilia no tratamento de crianças e adolescentes com problemas de crescimento. Todos os lotes do medicamento foram interditados depois que 30 pacientes no Paraná relataram reações alérgicas. A secretaria assegurou que esse foi um caso isolado e que as causas estão sendo investigadas.
A orientação é suspender o uso
Enquanto a interdição durar, as caixas do remédio continuarão no centro de medicamentos do estado do Paraná, Cemepar. A orientação para as farmácias é que deixem o remédio no estoque até que se saiba a origem do problema. Quem tem o medicamento em casa, deve suspender o uso.
A Secretaria de Estado da Saúde já fez uma compra emergencial do medicamento Somatropina 4 UI de outro laboratório para substituir o Biomatrop®. O novo medicamento deverá chegar ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, já no início da próxima semana e em cerca de sete dias estará disponível nas 22 farmácias regionais para entrega aos pacientes.
É importante ressaltar que o problema está no Bimatrop 4ui. Quem usa o hormônio somatropina 12 ui ou 4ui de outras marcas não precisa suspender o tratamento.