A Maternidade Dona Catarina Kuss, de Mafra, alcançou 81% de adesão às práticas de segurança do paciente. Assim, a instituição torna-se a única maternidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) contemplada na lista positiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que classifica apenas as unidades catalogadas como de alta conformidade.
“Essa conquista é resultado do esforço comum de todos os profissionais da maternidade que atuam baseados nas boas práticas em prol de um cuidado mais seguro no serviço público em Santa Catarina”, declara o diretor da maternidade, Jeferson Lopes.
A apuração integra o “Relatório da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente/2022”, elaborado anualmente pela Anvisa para hospitais com leitos de terapia intensiva. O instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo (baseados na RDC n° 36/2013) e categoriza os serviços como de baixa (0% a 33%), média (34% a 66%) ou alta conformidade (67% a 100%).
Dentre os critérios analisados, destaca-se a criação, na unidade, de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), responsável por executar as ações do “Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde” e notificar regularmente os incidentes relacionados à assistência à saúde no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
Dessa forma, torna-se possível realizar um diagnóstico das práticas de segurança voltadas aos pacientes com o objetivo de guiar ações para prevenir a ocorrência de eventos adversos assistenciais. O documento consiste em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança do paciente, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.