Policiais rodoviários federais apreenderam 51 iPhones, mais de 184 outros produtos eletrônicos, além de vestuário e bebidas em duas fiscalizações realizadas em Mafra, na BR-116, nesse domingo (12).
A primeira foi por volta das 11h30, durante abordagem a um Renault/Clio. Os agentes perceberam um volume estranho na cintura do motorista, e durante a revista pessoal identificaram tratar-se de iPhones lacrados. Outros aparelhos celulares também foram encontrados escondidos nas botas que o homem usava.
No automóvel foram localizados mais aparelhos eletrônicos de alto valor, como MacBook, iPads, Apple Watchs, e produtos para conserto de celulares. No total, foram apreendidos 271 mercadorias.
Já à noite, por voltas de 20h30, os policiais abordaram uma caminhonete GM/S10 e durante a vistoria, encontraram 33 iPhones, 29 produtos eletrônicos diversos, uma garrafa de espumante e três peças de vestuário.
Em ambas as abordagens, os motoristas não apresentaram nenhum comprovante de pagamento das taxas de importação. Os condutores foram liberados, mas responderão pelo crime de descaminho. Já as mercadorias foram levadas à Receita Federal.
Previsto no artigo 334 do Código Penal, este crime fiscal gera prejuízos econômicos ao país e representa uma concorrência desleal aos comerciantes devidamente instalados, prejudicando a geração de empregos formais. (SCT).