Nos dias 09 e 10 de março foi realizado o Retiro Espiritual para os Missionários Diocesano, promovido pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), na Casa de Formação Cristã, em União da Vitória. O encontro contou com a presença de mais de 130 missionários, de dezenove das 25 paróquias da diocese.
O retiro foi conduzido pelo Diácono Pedro Lang e sua esposa Salete Lang, da Diocese de Ponta Grossa. O casal refletiu sobre a espiritualidade missionária e a Igreja em Saída, além de abordarem os desafios encontrados na missão, partilhando a experiência que fizeram na “Missão São Paulo VI”, na Diocese de Quebo, na África, mantida pela Igreja Católica do Paraná – Regional Sul 2 da CNBB.
Participando do retiro pela primeira vez, Letícia Marczal, da paróquia Sant’Ana, no distrito de Santana, em Cruz Machado, disse que foi uma experiência única. “Entrei na caminhada missionária a pouco tempo, mas a troca de experiências com outros missionários foi algo maravilhoso. Pude ouvir as diversas realidades que são encontradas na missão e como podemos reagir a elas”, expressou Letícia.
A jovem falou ainda sobre a ousadia que o cristão deve ter em sair da sua zona de conforto. “Aprendi que o Missionário deve se adaptar às realidades encontradas, para assim buscar aqueles que se afastaram”, partilhou. Letícia ainda falou do encontro com Deus que experimentou nos momentos de devoção e participação nos sacramentos. “Com o sacramento da confissão e a adoração ao Santíssimo senti algo inexplicável, uma mistura de felicidade e o chamado à mudança de vida. O sentimento que prevaleceu ao final do retiro com certeza foi o de gratidão, por tudo”, definiu assim a missionária.
O encontro terminou com a Benção de Envio dos missionários, feita pelo padre Joviano José Salvatti, assessor do COMIDI, lembrando que todos são chamados à missão.
“Neste tempo quaresmal somos todos chamados à conversão e a ser ainda mais uma Igreja em Saída”, motivou o padre.