O trabalho desenvolvido pela equipe da Sala visa contribuir com a abertura de novos negócios e o fortalecimento dos empreendimentos sediados no município. A Sala do Empreendedor funciona na prefeitura de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Faz pouco mais de um ano que Abel Bicoski iniciou as atividades de produção e venda de bolos e bolachas. Ele conta que as consultorias gratuitas com o Sebrae, obtidas por meio da sala do empreendedor estão contribuindo com o crescimento da atividade. “A experiência com a sala do empreendedor foi muito positiva. Os consultores levantaram várias questões, apresentando pontos e ideias que ampliaram nossos horizontes, incentivando nosso crescimento como empreendedores na busca por novos produtos e mercados”, destacou Bicoski.
A produção artesanal de bolos e bolachas também passou por transformações desde o primeiro contato com a sala do empreendedor. “Com a consultoria também percebemos a necessidade de agregar valor ao nosso trabalho e produto artesanal. Começamos com duas variedades e hoje já oferecemos mais 15 sabores de bolos”, conta o empreendedor, que já está desenvolvendo outras receitas e novidades que em breve devem ser apresentadas ao público. “Só temos a agradecer por esse que foi um apoio importante da administração para incentivar os pequenos empreendedores como nós”, ressalta.
As agentes de Desenvolvimento Andrieli Krzewinski e Madelaine Wielewski contam que entre os serviços mais procurados estão a emissão de guias para microempreendedores individuais e orientações que contribuem com o fortalecimento dos negócios. “Também são oferecidas consultorias, orientações diversas e o auxílio na parte burocrática e documental para que as micro e pequenas empresas participem de processos licitatórios”, explica Andrieli.
ACESSO AO CRÉDITO
Os pequenos e micro empresários de Irineópolis também podem contar com um novo incentivo concedido pela Prefeitura. O Programa de Desenvolvimento ao Empreendedorismo permite o acesso ao crédito de até R$5.000,00, pago em até 12 vezes e com a última parcela do empréstimo sendo custeada pela prefeitura.
O programa é operacionalizado pelo Sicoob e Sicredi, que participaram de credenciamento realizado pelo município. O programa de desenvolvimento ao empreendedor ismo atende às Micro Empresas, Empresas de Pequeno Porte, aos Microempreendedores Individuais, Empresário Individual, Empresa Individual e de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Limitada Unipessoal (LTDA Unipessoal) e aos Profissionais Autônomos – com exceção dos profissionais liberais e empreendedores populares.