Lideranças de União da Vitória conhecem SRI no Sudoeste

168 views
12 mins leitura

O Grupo de Inovação da Retomada Econômica e do Comitê Territorial Sul do Paraná realizou uma visita técnica nos dias 16 e 17 de setembro, no Sudoeste Paranaense acompanhando ações desenvolvidas dentro do Sistema Regional de Inovação – SRI. A ideia foi conhecer as transformações econômicas proporcionadas pela evolução tecnológica em Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.

Estiveram nas visitas; o presidente da CIAHAB, Lúcio Levi Moreira de Castilho; o vice-presidente da CIAHAB, Wilson Luis Petisco; os empresários Luilson Schwart, Cláudio José Gugelmin, Elizabete Capeleti, Maria Salette Rodrigues de Melo; o secretário municipal de Educação, Ricardo José Brugnago; a chefe de gabinete  da Uniuv-Centro Universitário de União da Vitória, Miriam Karla Kmita; a arquiteta Karina Teodoro da Silva Hobi; o secretário municipal de Planejamento, Andre Otto Hochstein; a vereadora de Porto União, Mariane Schorr Caesar, a executiva da ACEUV, Maristela Calixto dos Santos, e o consultor do Escritório do SEBRAE do território Sul do PR, Everton Batista Moreira.

O grupo foi recepcionado na sede da Regional SUL do SEBRAE PR, pelo Gerente Regional Cesar Giovani Colini Gonçalves, e posteriormente foi acompanhado nas visitas pelo Consultor do SEBRAE, Elizandro Ferreira (Kaxa).

                De acordo com Wilson Petisco durante a visita foi possível observar o estágio de amadurecimento do projeto desenvolvido no Sudoeste. “Observamos que a jornada deles envolveu acertos e erros e chamou atenção a perseverança em continuar sempre, evitando desistências, algo que serve de exemplo para replicação na nossa região”, afirmou.

Os empresários que participaram da visita, puderam além de conhecer a realidade das incubadoras desses municípios visualizar formas de implementar as mesmas ações em União da Vitória “Temos necessidade em realizar aqui algo semelhante, com um bom parque tecnológico. Eles têm uma realidade não tão diferente da nossa e, com a parceria entre empresários, gestão pública e universidades podemos gerar estruturas que auxiliem no desenvolvimento tecnológico do território. Agradecemos ao SEBRAE e a prefeitura por nos proporcionarem uma bela jornada de aprendizado que nos empolga”, afirmou Maria Salette de Melo Rodrigues.

Entre as oportunidades que foram vislumbradas está a de buscar a inovação tecnológica, através de incubadoras que possam oferecer tanto conhecimento quanto oportunidades para os jovens e para as novas gerações. “Esses municípios inspiram a inovação e o empreendedorismo através de diversas frentes como a robótica, por exemplo. É a formação dos jovens para o futuro e para novas profissões que estão aí gerando desenvolvimento pessoal e comunitário”, relatou o secretário da educação Ricardo Brugnago.

Para o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu a visita de lideranças de União da Vitória e Porto União é uma demonstração clara de que o município e a região tomam um caminho promissor e sem volta. “O investir em tecnologia é, sem dúvida, algo que transforma vidas e realidades e acreditamos nisso”, relatou o prefeito.

Cesar Colini, gerente do SEBRAE, afirmou que a visita técnica permite aos participantes um entendimento mais amplo sobre o que é apresentado como modelos de transformação conjuntural. “A integração da sociedade com empresários, município e academia juntos gera novas opções de desenvolvimento através de novos negócios que impulsionam a formação de profissionais altamente qualificados, retorno tributário aos territórios e, acima de tudo, a visão de que há muita perspectiva para um futuro promissor”, finalizou.

Para empresário e sócio proprietário do Jornal O Iguassú, Gugelmin a viagem foi muito boa para conhecer outras realidades, “Pudemos conhecer outros projetos e saber os erros e acertos que podem ser usados para alavancar o nosso desenvolvimento, mas para isso precisamos tanto do apoio do poder público como do privado. É uma evolução que precisa desses pilares para criar e produzir e dar impulso no mercado”, lembra.

Segundo ele esse conhecimento deve servir de inspiração para que as cidades possam desenvolver e trazer e criar empresas para que auxilie nesse desenvolvimento, “Precisamos de políticas públicas como isenção e do apoio do poder privado, que pode ajudar a financiar ideias que podem revolucionar a nossa região. Vimos isso nas cidades que visitamos, uma união do poder público, do setor privado e de instituições que apostaram no conhecimento para desenvolver ideias e criar empresas além de atrair outras empresas de outras regiões”, destacou. 

De acordo com ele o desafio maior nisso tudo é convencer quem tem dinheiro a apoiar estes projetos, “porque o que vi em Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos é que em primeiro lugar o aporte de recursos da iniciativa privada é fundamental para que projetos de inovação aconteçam. Segundo, é preciso uma política pública de apoio para estes projetos, seja por leis de isenção de impostos municipais, estaduais e até federais (o que existe lá nestas cidades e aqui não), seja para a criação de espaços físicos que estes projetos utilizem, seja para a defesa e busca de novos parceiros através das lideranças políticas, que envolvem deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. A classe política tem que entender o projeto para que ele funcione. Nisso pelo menos vejo o prefeito Bachir apoiando o trabalho que está sendo desenvolvido”, afirma.

Gugelmin acredita que esse projeto de empreender deve começar na base, ou seja, nas como os projetos de empreendedorismo que estão sendo desenvolvidos pela Secretária Municipal de Educação de União da Vitória, dirigida pelo secretário Ricardo Brugnago.

O Plano

Em agosto foi lançado o Plano de Retomada da Economia de União da Vitória. O plano é uma parceria entre o município e o Sebrae e tem como objetivo principal fomentar a retomada da economia de toda a região, criando estratégias que busquem incentivar empresários a investir no município.

Representantes de diversas entidades participaram e continuam participando dos encontros onde são repassadas formas de como todos juntos podem ajudar nessa retomada.

O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, afirmou que o município conta com a expertise do Sebrae para potencializar essa retomada, que será baseada em três pilares, a criação da nova área industrial, o turismo e a inovação tecnológica.

“Com esse plano estamos criando diretrizes para a retomada do crescimento, principalmente focado na geração de emprego e renda, será feito um grande estudo, toda a sociedade organizada participando. Será feito um planejamento, a curto médio e longo prazo, os caminhos que devemos tomar na geração de emprego e renda”, afirmou Bachir.

O gerente regional do Sebrae, Cesar Giovani Collini, evidenciou o trabalho de parceiros. “A pandemia fez com que fosse acelerada a adoção de tecnologias que vieram para ficar. Levamos 20 anos para entender o que é a transformação digital e que ela é inevitável. Há muito a ser feito e a inovação é um passo importante para quem buscar mudar conjunturas. Contem com o SEBRAE-PR. Precisamos que tudo isso gere transformações e proporcione a evolução dos pequenos negócios.”, ressaltou Collini.

São parceiros na iniciativa, SESC, SENAC, Território do Iguaçu, Conselho da Mulher Executiva e a Câmara Municipal.

Pesquisa

Segundo Wilson Petisco, está em andamento a pesquisa da Retomada que permitirá um entendimento dos efeitos da pandemia nos empreendimentos. Até o momento foram efetuadas cerca de 205 coletas de uma meta superior a 300. “Contamos com o apoio dos empresários em atender aos entrevistadores e responder as perguntas que serão de extrema importância para a assertividade de nossas ações futuras.”

INICIATIVAS – A Superintendência Geral de Inovação atua em diferentes frentes para minimizar os impactos da pandemia no ecossistema de inovação paranaense, dando suportes às empresas de base tecnológica e buscando soluções aos problemas enfrentados pela sociedade.

A partir de uma relação de confiança e transparência entre as IES, pesquisadores e empresas, o SRI fomenta a cultura da inovação e do empreendedorismo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

União da Vitória planta 50 mudas de árvores no Parque Ambiental em comemoração ao Dia da Árvore

Próxima publicação

Pré Escola volta com aulas presenciais em União da Vitória