Por ano, o Brasil registra 23 mil novos casos de câncer de boca e de garganta. Entre os principais fatores de risco ligados à doença estão o consumo excessivo de álcool e o uso do cigarro.
De acordo com Luiz Medina, médico cirurgião, “o indivíduo que fuma e bebe muito tem risco 140 vezes maior de desenvolver câncer na boca e na garganta”.
Nem todo mundo sabe o risco que está correndo ao beber e fumar. Por isso, todo ano, é realizada a campanha Julho Verde. Durante o mês, são divulgadas informações sobre como prevenir o câncer de boca e de garganta. A prevenção começa com visitas regulares ao médico.
Maisa Petroski, da Associação Câncer de Boca e Garganta, comenta que “a grande preocupação de se prevenir é que esse efeito mutilador da retirada das cordas vocais seja inibido. Quanto antes a pessoa chegar para tratamento, mais chances ela tem de ser curada sem grandes perdas para sua vida”.
Julho Verde
No dia 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Câncer de Cabeça e Pescoço. Até lá, serão feitas várias ações de prevenção e de divulgação sobre doenças que afetam essas partes do corpo.
Você pode acompanhar mais informações pelo site ou pela página do Facebook da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e também da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) (site e Facebook).