Joinville recebe o I Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres 

83 views
5 mins leitura

 
Foto: Flávio Cardoso Júnior/Defesa Civil

Com objetivo de discutir a inclusão da gestão de riscos e desastres nas instituições de ensino, Joinville recebe o I Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres. O evento, que busca fomentar novos comportamentos na comunidade com foco em prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação, segue até sexta feira, 19, no Campus Marquês de Olinda da Unisociesc.

O encontro conta com profissionais proeminentes na área de Proteção e Defesa Civil. Dentre eles, o consultor regional para a educação superior para a América Latina e Caribe do Escritório de Assistência a Desastres Estrangeiros dos Estados Unidos (USAID), Carlos Cordova. No painel sobre redução de Riscos e Desastres, ele expôs as ações da instituição que são realizadas em diversos países.

O mesmo painel contou com a participação do chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, que apresentou para o público a estrutura catarinense. Durante os trabalhos, também exaltou a importância do evento. “A participação de toda a comunidade é fundamental para a construção de uma sociedade mais resiliente. Eventos como esse, onde a educação é o ponto central, são de extrema importância para a preparação de profissionais que realizam o trabalho com as comunidades”, comentou.

A educação é um instrumento eficaz na mudança de cultura na área de proteção e defesa civil e resulta na inclusão da percepção de riscos nas comunidades e por consequência na qualidade de vida das pessoas. Dentro desse viés, o painel Redução de Riscos no Currículo Escolar de Santa Catarina envolveu todos os presentes. Em uma das palestras, foi apresentado o Programa Defesa Civil na Escola, que na última semana, após a assinatura do termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Educação, fará parte do currículo das unidades estaduais de ensino.

O coordenador regional da Defesa Civil de Criciúma, Rosinei Silveira, explanou sobre a estruturação do Programa, destacando que a iniciativa atua em todos os níveis a percepção de risco, educação ambiental e no fortalecimento da resiliência. 

O diretor de Gestão de Educação da Defesa Civil catarinense, Alexandre Corrêa, ressaltou que o I Seminário Catarinense de Educação em RRD objetiva a reflexão sobre a cultura do tema em todos os níveis. “Temos que incentivar o debate sobre a realidade e superar os desafios para a inclusão da temática sobre proteção e defesa civil para a comunidade escolar”, reforçou Corrêa.

Participam na organização e apoio do Seminário, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ,Ceped Udesc, Unisociesc, Defesa Civil de Santa Catarina, Defesa Civil Municipal de Joinville , Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Joinville, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot Joinville), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Informações adicionais para imprensa:
Flávio Vieira Júnior
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil – DC
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889 / 99651-5888
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

SC tem saldo de 13 mil novos empregos em setembro, o melhor resultado em 15 anos

Próxima publicação

Biblioteca Pública de Santa Catarina premia leitores de 0 a 18 anos que mais retiraram livros em 2019