Aconteceu ontem, quinta-feira (15), a homologação de repasse de R$ 6 milhões do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (FIPAR) para custear os Centros de Convivência e políticas públicas que irão atender mais de 190 mil idosos em 44 municípios do Paraná.
São Mateus do Sul está entre os 44 municípios a receber o recurso que será destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos por meio de politicas públicas direcionadas a este público.
A Secretária de Assistência Social Zeny Kaminski Brokel, juntamente com a Assistente Social do Órgão Gestor, Veridiane Fagundo, estiveram presentes no evento que aconteceu no Salão de Atos do Palácio Iguaçu em Curitiba.
Um dos projetos apresentados ontem, chama-se “Idoso Play 60+”, lançado pelo secretário da Família, Justiça e Trabalho, Ney Leprevost.
PROJETO IDOSO PLAY60+ – A Proposta é aproximar a população idosa da tecnologia e ampliar seu acesso às informações e temas relevantes para o seu cotidiano e também ao Canal Denúncias online, através de um formulário no qual qualquer cidadão poderá fazer o registro de denúncia anônima ou identificada. Essa denúncia vai direto para o Disque-Idoso-Paraná através do e-mail do disqueidoso@sejuf.pr.gov.br
O programa permite criar os próprios conteúdos com temas de interesse e relevância para a pessoa idosa e deixando-os disponíveis na videoteca do Departamento de Política da Pessoa Idosa, da Sejuf. Temas como viajar sem sair de casa; alimentação mais saudável, como evitar fraudes via WhatsApp; além de atividade física, dicas de livros e filmes, relacionamento, entre outros são o escopo desse curso, direcionado às pessoas com idade de 60 anos ou mais.
Outra iniciativa que será implantada é o CURSO DE SMARTPHONE, que será ofertado de forma gratuita, por meio de uma parceria do Departamento da Política para a Pessoa Idosa da Sejuf com a Celepar. O Curso de Smartphone oportuniza aos idosos aprender a personalizar o celular, colocar ou trocar o papel de parede, aumentar o volume, o tamanho das letras, editar e excluir contatos e, claro, ler e responder as mensagens.