Investimento no Hemonúcleo de Ponta Grossa dobra média diária de doações de sangue na região

/
361 views
3 mins leitura

Estado investiu R$ 1 milhão na reforma e ampliação da unidade. O Hemonúcleo é responsável pela distribuição de sangue para 17 serviços hospitalares da região.

A Secretaria estadual da Saúde finalizou a reforma e ampliação do Hemonúcleo Regional de Ponta Grossa. O investimento, de mais de R$ 1 milhão possibilitou aumentar no número de doações de sangue para atendimento à região dos Campos Gerais.

Com as adequações de espaço físico e aquisições de novos equipamentos e mobiliários, a média de atendimentos dobrou, passando 40 para 80 doações por dia. Cada doação pode ajudar e beneficiar até quatro pessoas. Em 2021, a unidade atendeu 11,9 mil doadores, produzindo mais de 28 mil hemocomponentes.

“Este Hemonúcleo é a única unidade de coleta de sangue em toda a região dos Campos Gerais. A estrutura demandava ajustes e, por isso, destinamos recursos próprios e garantimos a ampliação no espaço físico para um melhor atendimento dos doadores e de toda a logística envolvida com o armazenamento e distribuição das bolsas de sangue”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Dentre as modificações realizadas na estrutura, as principais incluem a adequação do setor de produção, estoque e laboratório. Na região dos Campos Gerais, o Hemonúcleo é responsável pela distribuição de sangue para 17 serviços hospitalares.

A obra iniciou em dezembro de 2019 e foi entregue no segundo semestre deste ano. Nesta sexta-feira (25), em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o diretor-executivo da Sesa, César Neves, inaugurou oficialmente o novo espaço.

“Mesmo após alguns entraves que enfrentamos com a pandemia da Covid-19, conseguimos entregar essa obra tão importante e fundamental para a saúde de Ponta Grossa e região. Esperamos que muitas vidas possam ser salvas com as doações que serão captadas nesta unidade”, explicou.

ATENDIMENTO – A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, ressaltou a importância da obra e da equipe que atua na unidade. “Após todo esse período instalados no pronto socorro, agora o Hemonúcleo tem uma casa nova, reformada, resultado de investimento do Governo do Estado”, afirmou.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

IAT recomenda atenção redobrada ao visitar parques estaduais

Próxima publicação

IAT orienta gestores municipais sobre atendimento aos animais silvestres vitimados