Instalado o monumento em homenagem ao artista Amadeu Bona

1075 views
4 mins leitura

Instalado o monumento em homenagem ao artista Amadeu Bona,

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

A Secretaria Municipal de Obras de União da Vitória, realizou no início do mês de dezembro, a colocação da Paleta, na praça que será feita a homenagem ao artista plástico da cidade de União da Vitória, Amadeu Bona.

A praça faz justa homenagem a uma das pessoas que levou o nome da cidade de União da Vitória para o mundo com as suas pinturas em tela e em cada arte feita o carinho pela cidade de União da Vitória como também de Porto União. A ideia de fazer um local em destaque para homenagear Amadeu Bona surgiu da equipe de artistas plásticos que leva o nome de Amadeu Bona (Associação do Artistas Plásticos Amadeu Bona) que fez a referida documentação e apresentou ao ex-secretário Municipal de Cultura e vice-prefeito Bachir Abbas, que trabalho junto ao prefeito Santin Roveda, para a reurbaniza&cced il;ão da praça que estava totalmente abandonada e hoje tem um espaço todo recuperado com calçamento de paver, bancos, lixeiras, iluminação e ao meio será colocado uma Paleta instrumento utilizado para colocar a tinta ao fazer o seu trabalho.

Segundo a professora Ivanira Olbertz, o monumento é algo diferente em União da Vitória, sendo possível o morador ou visitante ficar em um dos círculos que fica a tinta para fazer parte do quadro. Quando iniciou as obras a professora Ivanira, disse que a ideia era fazer uma justa homenagem para Amadeu Bona, mas saindo do tradicional que é o busto como temos em tantas praças.

 

Amadeu Bona:

Amadeu Bona nasceu em 13 de setembro de 1925, na localidade de Doutor Pedrinho, no Vale do Itajaí. Em 1934, passou a residir em Rio dos Cedros, onde recebeu os primeiros ensinamentos escolares. Estudou no Seminário São Paulo, em Ascurra e em 1942 passou a trabalhar como entalhador em uma indústria de artefatos de madeira, em São Bento. Dois anos depois, veio para Porto União, onde trabalhou como desenhista em uma indústria também de artefatos de madeira. Aqui, constituiu família e uma vasta obra que hoje é conhecida não só no Brasil, mas também no exterior. Artista incansável pintou milhares de quadros, tendo como tema principal a natureza dos campos gerais, elemento que fez dele o “pintor dos pinheirais”. Amante das artes em geral, com interesse especial pela música e pela pintura, Amadeu Bona foi reconhecido ainda em vida sendo homenageado pelos municípios de Porto União e União da Vitória, bem como por instituições locais. Com várias exposições na região do vale do Iguaçu e fora dela, Bona saiu do carpo físico em dezembro de 2000, mas continua vivo em cada obra que produziu.




 

,

Publicação anterior

Bachir Abbas e Jairo Clivatti são diplomados prefeito e vice-prefeito de União da Vitória

Próxima publicação

Tratamento precoce ao Covid-19 em União da Vitória ganha destaque nacional