INOVAÇÃO

/
3604 views
4 mins leitura

Falei ontem na minha coluna sobre a questão da inovação, e volto a falar aqui deste assunto chamando a atenção para a necessidade que temos em nossas cidades e região, que as pessoas e empresas busquem novos caminhos para que tenhamos novas oportunidades, mais empregos e mais renda para os nossos filhos, para as futuras gerações enfim.
O desafio maior nisso tudo é convencer quem tem dinheiro a apoiar estes projetos, porque o que vi em Pato Branco, em Francisco Beltrão e Dois Vizinhos é que em primeiro lugar o aporte de recursos da iniciativa privada é fundamental para que projetos de inovação aconteçam.
Segundo, é preciso uma política pública de apoio para estes projetos, seja por leis de isenção de impostos municipais, estaduais e até federais (o que existe lá nestas cidades e aqui não), seja para a criação de espaços físicos que estes projetos utilizem, seja para a defesa e busca de novos parceiros através das lideranças políticas, que envolvem deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. A classe política tem que entender o projeto para que ele funcione. Nisso pelo menos vejo o prefeito Bachir apoiando o trabalho que está sendo desenvolvido.
Terceiro é preciso que entidades educacionais de nível técnico e superior sejam os pólos de disseminação do conhecimento para que os projetos ganhem força e dêem certo. Pois é preciso professores, muita pesquisa e equipamentos. E aqui destaco também a importância da criação da cultura de empreendedorismo nas crianças, para que desde cedo sejam criadas para empreender e não apenas ser quando adultos meros empregados. Aqui também destaco os projetos de empreendedorismo que estão sendo desenvolvidos pela Secretária Municipal de Educação de União da Vitória, dirigida pelo secretário Ricardo Brugnago.
Então, ao ler esta coluna, compre a ideia de transformarmos as nossas cidades em cidades inovadoras, empreendedoras, cooperativas, que gerem mais e mais riquezas. Compartilhe isso com aquele teu amigo empresário que prefere investir no litoral do que aqui (mesmo tendo ficado rico com o trabalho da nossa gente). Tem muita gente fazendo isso já, mas de maneira isolada. Agora é a hora de buscarmos em 10 anos o que o sudeste do Paraná fez em 25…

OI, OLHEM ISSO!!!

  • Projeto da construção da usina de biodiesel em União da Vitória foi cancelado devido ao aumento no custo de instalação da unidade. Uma pena.
  • Por outro lado, projetos para transformar nossa cidade em um pólo do comércio regional estão a todo vapor. E tem mais coisa boa vindo por aí.
  • Vou começar a destacar aqui o nome de empresários que tem feito sua parte no desenvolvimento regional. Acho importante mostrarmos a história deles e a dedicação para com a nossa região.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

PROGRAMA PROTETOR AMBIENTAL

Próxima publicação

MUDANÇAS