Inicia 3ª fase da vacinação contra a gripe

1871 views
9 mins leitura

Começou nesta segunda-feira, 11, a terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Nesta etapa, a imunização é voltada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e mulheres até 45 dias pós-parto. A vacinação deve ser feita na Unidade de Saúde mais próxima com o Cartão SUS.

Em União da Vitória Para evitar aglomerações nos postos de saúde, as Unidades Básicas de Saúde do Josmar Babi, São Braz e Salete seguem abertas até as 19h para realização de vacinas. Nas demais UBS, as vacinações podem ser realizadas das 8h às 16h30. Além disso, todos os cuidados necessários em relação ao novo coronavírus devem ser mantidos: distanciamento mínimo de 1,5 m, higienização das mãos com álcool em gel e o uso de máscaras de proteção a partir dos dois anos de idade.

A vacinação encerra no próximo domingo, 17. Do início da campanha, em 23 de março até o momento, a Secretaria da Saúde do Paraná já aplicou cerca de 1,9 milhão de doses da vacina.

“A Sesa distribuiu as doses e os 399 municípios estão promovendo a vacinação usando, principalmente, estratégias em parceria com empresas locais, escolas e igrejas, como forma de atingir maior cobertura da população estabelecida como prioritária”, explica o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“É a chamada vacinação “extramuros”, que acontece fora das salas de imunização e tem o objetivo de se evitar a formação de filas neste momento de pandemia do novo coronavírus; recomendamos aos municípios que realizem a vacinação em locais mais amplos, abertos e arejados”, complementa o secretário.

 “A vacina é segura e previne contra a Influenza”, informa a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Segundo a diretora, “a vacina da gripe não evita a infecção pelo coronavírus, mas é muito importante porque protege a pessoa principalmente da contaminação e de quadros respiratórios mais graves e internamentos relacionados aos vírus da Influenza”.

Os postos de saúde do município de Porto União estão

Em Santa Catarina a meta da Campanha é vacinar, ao menos, 90% da população de cada um dos grupos prioritários. Na primeira fase, a meta foi alcançada. No entanto, muitas pessoas dos grupos prioritários da segunda fase ainda não tomaram a vacina. No caso da população com comorbidades, das 490.452 estimadas, apenas 224.587 (45%) receberam a dose. Outro exemplo são os caminhoneiros, dos 145.893, somente 21.312 (14%) tomaram a vacina. Essas pessoas ainda podem procurar os postos de saúde para a imunização. Em Santa Catarina, o público-alvo total é de 2.661.171 pessoas. Os doentes crônicos e caminhoneiros também podem vir se vacinar.

Para evitar aglomerações nos postos de vacinação durante a Campanha, o Estado recomendou que os 295 municípios catarinenses adotassem medidas de higiene e prevenção como: descentralização da vacinação; disponibilização de álcool em gel para utilização dos profissionais da saúde e da população, além de máscaras para quem apresentar algum sintoma gripal; orientação para que a população evite contato próximo enquanto aguardam na fila; e ampliação do horário de atendimento para que não haja aglomeração de pessoas nos postos. Com base nisso, os municípios desenvolveram estratégias próprias como, por exemplo, vacinação em domicílio, praças, escolas, drive thru, entre outras.

Por esse motivo, a gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, recomenda que a população procure informações sobre a vacinação junto a secretaria de saúde do município de residência. “Nós demos autonomia para que cada município desenvolvesse sua própria estratégia de vacinação para reduzir aglomerações e oferecer maior segurança para a população. Sendo assim, é importante que as pessoas fiquem atentas às recomendações de cada município”, esclarece.

Doses recebidas

Até o momento, Santa Catarina recebeu 2.206.200 doses da vacina contra a gripe, totalizando 82% de todo o quantitativo necessário para imunização da população dos grupos prioritários. As doses estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) ao Estado aos poucos. Todo o quantitativo recebido por Santa Catarina já foi encaminhado aos 295 municípios catarinenses.

Números nacionais

A exemplo das demais fases, a meta do governo federal é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos. Na segunda fase da campanha – iniciada em 16 de abril e encerrada no dia 8 de maio em todo o país – apenas 36% (ou 5,6 milhões de pessoas) do público-alvo foram vacinados. No último balanço divulgado pelo ministério semana passada, 10 milhões de pessoas do grupo pretendido ainda não haviam sido vacinadas.

A segunda fase da campanha teve como público-alvo povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores), caminhoneiros e portuários foram os que registraram a menor procura na segunda fase da campanha. Até o momento, apenas 467 mil doses foram aplicadas, quando a estimativa era a de vacinar 2,6 milhões de profissionais.

Gripe Influenza

Até 18 de abril deste ano, houve 1.696 casos de pessoas hospitalizadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave por conta da influenza em todo o país. O governo contabiliza 163 mortes pela doença.

Do total de casos cuja subtipagem foi identificada, 468 foram de influenza A (H1N1), com 66 óbitos; 45 casos e 10 óbitos por influenza A (H3N2); 263 de influenza A não subtipado, com 43 mortes; e 399 casos e 44 óbitos por influenza B.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Drive-thru do bem: Prefeitura de União da Vitória já arrecadou mais de meia tonelada de alimentos

Próxima publicação

Prefeitura de União da Vitória inicia a entrega do cartão COMIDA BOA